(UEL) A figura lembra o sistema hidrovascular ou ambulacral de um equinoderma. Esse sistema atua na locomoção, respiração, captura de alimento e como órgão sensorial, consistindo em um conjunto de canais no interior do corpo e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora através de poros. Com relação às principais características das classes de equinodermas, assinale a alternativa correta.
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Leia a reportagem e analise o mapa dos limites do aquífero Guarani.
O aquífero Guarani, manancial subterrâneo de onde sai 100% da água que abastece Ribeirão Preto, cidade do nordeste paulista localizada a 313 quilômetros da capital paulista, está ameaçado por herbicidas. A conclusão vem de um estudo realizado a partir de um monitoramento do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), em parceria com um grupo de pesquisadores, que encontrou duas amostras de água de um poço artesiano na zona leste da cidade com traços de diurom e haxazinona, componentes de defensivo utilizado na cultura da cana-de-açúcar.
Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2011/05/19/estudo-mostra-que-o-aquifero-guarani-esta-contaminado-por-agrotoxicos/ . Acesso em: 07 dez. 2012.
Uma medida de conservação deste manancial é
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No triângulo seguinte, AC = AB – 2 e BC = AB – 5.
O polinômio que representa a área da região triangular ABC é:
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Considere a seguinte sequência de códons de um segmento de RNA mensageiro:
AUG – CUC – UAU – CCC – GUC – GGG – AGG – UGA
Assinale a alternativa que contém os nomes do primeiro e do último aminoácido (sequência da esquerda para a direta) que estarão presentes na cadeia polipeptídica a ser formada.
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A Verdadeira Solidão.
[...] A grande novidade é que há pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo é capaz de sobreviver onde ele vive. É o primeiro ecossistema conhecido constituído por uma única espécie.
(Fernando Reinach. O Estado de S.Paulo, 20.11.2008.)
O autor se refere à bactéria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de água obtida 2,8 km abaixo do solo, na África do Sul.
Considerando-se as informações do texto e os conceitos de ecologia, pode-se afirmar corretamente que:
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/