(UEL) A figura lembra o sistema hidrovascular ou ambulacral de um equinoderma. Esse sistema atua na locomoção, respiração, captura de alimento e como órgão sensorial, consistindo em um conjunto de canais no interior do corpo e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora através de poros. Com relação às principais características das classes de equinodermas, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Biologia
Vertebrados, anelídeos e alguns moluscos possuem sistema circulatório fechado e hemoglobina como pigmento respiratório.
Nos anelídeos, a hemoglobina está localizada
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
TEXTO I
A invasão dos marcianos
O cineasta Orson Welles, em outubro de 1938, propôs à rádio Columbia Broadcasting System uma transmissão diferente: uma adaptação de A guerra dos mundos. A obra é um dos livros de ficção científica mais famosos do escritor H.G. Wells. Na época de sua publicação, foi considerado perigoso, pois poderia causar fobias nos leitores.
Depois de passar 15 dias convencendo a direção da rádio a não colocar a locução na programação do dia, a transmissão foi ao ar às 20 horas do dia 30 de outubro daquele ano.
Depois das previsões meteorológicas, a rádio começou a tocar música. Houve uma interrupção brusca e o locutor disse: “A C.B.S. interrompe seu programa para anunciar aos ouvintes que um meteoro de grandes dimensões caiu em Grovers Hill, no Estado de Nova Jersey, a algumas milhas de Nova York”. A música voltou e novamente foi interrompida para a entrevista com um professor de meteorologia sobre a origem dos meteoros. Em seguida, entrou no ar um repórter falando sobre o meteoro e os muitos curiosos ao redor. Então, o enviado especial começou a descrever o meteoro se abrindo e dele saindo seres gigantescos com tentáculos. De repente, ele foi morto por raio disparado pelos seres extraterrestres.
Logo chegaram à CBS as primeiras notícias de que a população estava histérica. No entanto, o diretor da estação resolveu não anunciar que tudo não passava de uma transmissão fictícia e decidiu continuar. “Vocês acabaram de ouvir a primeira parte de uma irradiação de Orson Welles, que radiofonizou a obra A guerra de dois mundos, do famoso escritor inglês H. G. Wells”.
Disponível em: www.pucrs.br. Acesso em: 10 out. 2011.
TEXTO II
Escrava Isaura
As novelas brasileiras fazem muito sucesso no exterior. A adaptação do romance a escrava Isaura é um exemplo de sucesso mundial. Segundo o Guia dos Curiosos, “seu sucesso no exterior foi tamanho que influenciou acontecimentos importantes da História”. O site registra também que “em Cuba, o governo chegou a cancelar o racionamento de energia elétrica durante o horário da novela”.
Disponível em: www.guiadoscuriosos.com.br. Acesso em: 10 out. 2011.
Os textos I e II tratam da adaptação de obras ficcionais para o rádio e a televisão, tecnologias de comunicação e informação predominantes em determinadas épocas. São efeitos sociais dessas respectivas transmissões
- Literatura | 8. Obras Literárias
(FUVEST 2011 1° FASE) Considere a seguinte afirmação: Ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada. Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
4. Tudo tem serventia
Pedro Bandeira
Neste mundo tudo serve:
a cadeira pra sentar,
o passarinho pra cantar,
a vassoura pra varrer
e o tempo pra passar!
http://www.scribd.com/doc/7023832/Pedro-Bandeira-Por-Enquanto-Eu-Sou-Pequeno
Escreva duas situações que podemos perceber que o tempo passou.
_____________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Leia o texto a seguir:
— A cidade natal de Maomé tornou-se para os muçulmanos o que Jerusalém era para os cristãos. Para lá começaram a dirigir-se peregrinos — e até hoje todo muçulmano, pelo menos uma vez na vida, há de ir a Meca. E onde quer que esteja, faz sempre as suas orações com o rosto voltado para os lados de Meca.
As igrejas deles chamam-se mesquitas. Mas não rezam só nas mesquitas. Rezam 5 vezes por dia onde quer que estejam. Há nas mesquitas umas torres chamadas minaretes, onde uma espécie de sacerdotes, chamados muezins, sobem a certas horas para gritar ao povo: “Só há um Deus, que é Alá. Rezai, rezai!” Ao ouvirem isso, os muçulmanos largam do que estão fazendo e, seja em casa ou na rua, ajoelham-se com o rosto dirigido para os lados de Meca e oram, de cabeça inclinada para o chão. Muitos andam com um tapetinho enrolado — tapete de rezar — que estendem por terra cada vez que soa a voz do muezim. Essa religião cresceu rápido.
LOBATO, Monteiro. Histórias do mundo para crianças. São Paulo: Brasiliense, 1995. Adaptado.
Considerando o que você estudou sobre a Civilização Árabe e o Islamismo, é correto afirmar que: