Explicaê

01

 Materiais:

  

 

  • Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
  • Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
  • Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
  • Cola e tesoura

       

  Desenvolvimento:  

      

Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra   Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:  

    Imagem  

  Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926  

      

Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:  

   

   

  • Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
  • O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
  • Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
  • Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
  • Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?

       

Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.  

   

Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).  

   

Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.  

   

Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.  

   

Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.  

      

  Observações:    

      

   

  • As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
  • Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
  • Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).

       

  Referências:    

      

   

  • Sobre Kandinsky:

   http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm  

  http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/  

mestres.folha.com.br/pintores/18/