Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.
Considerando-se as informações expressas na ilustração e os conhecimentos a respeito do fluxo de informação genética, contextualizando no Dogma Central da Biologia Molecular, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) No modelo A, a informação de uma sequência de ácido nucleico, uma vez transformada em proteína, pode retornar para o ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a especificidade de uma porção de ácido nucleico é expressa sempre pela sequência de seus pares de bases e, por sua vez, estas contêm o código necessário para gerar outro ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a transferência de informação de ácido nucleico para outro ácido nucleico e deste para proteína pode ser possível, mas de proteína para proteína ou desta para o ácido nucleico seria impossível.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a