(PUCRS) Considere a matriz binária representada abaixo, na qual ‘’0’’ significa ausência e ‘’1’’ presença de determinadas características (c1,c2,c3,c4 e c5) em cinco espécies hipotéticas (E1, E2 , E3, E4 e E5)

Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
Um recipiente de 240 L de capacidade contém uma mistura dos gases ideais hidrogênio e dióxido de carbono, a 27 ºC. Sabendo que a pressão parcial do dióxido de carbono é três vezes menor que a pressão parcial do hidrogênio e que a pressão total da mistura gasosa e de 0,82 atm, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as massas de hidrogênio e de dióxido de carbono contidas no recipiente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o poema a seguir.
Quem tem asas
Passarinhos São mais coloridos
Dos anjinhos
Passarinhos São crianças.
Enquanto eles voam Porque são o que são,
Elas podem voar
Com as asas Da imaginação.
LALAU e LAURABEATRIZ. Fora da gaiola e outras poesias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1995.
Enunciado:
De acordo com o poema, como as crianças podem voar?
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Del 'tecnoadicto' al 'tecnoestresado', así nos afecta el uso de la tecnología
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento impressas coloridas em tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm
- Cartolina no tamanho A4 dividida em três partes iguais, assim:
- Tintas guache Acrilex coloridas
- Copinhos de plástico de café para distribuição de tintas
- Copos de plástico de 250 ml para água
- Pincéis
- Papel toalha ou flanelas para limpeza de material
Desenvolvimento:
1 - Na página 19 do Livro de Arte, os autores convidam a refletir sobre as pinceladas do artista Van Gogh.
Observe com seus alunos outras obras do artista:
GOGH, Vincent Van. Autorretrato.1889. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Sower with Setting Sun, 1888. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
GOGH, Vincent Van. Retrato do Dr. Gachet, 1890. Disponível em: http://abstracaocoletiva.com.br/2013/01/15/van-gogh-biografia/. Acesso em: set. 2013.
2 - Converse com as crianças sobre o fato de que o movimento das mãos do artista definem a pincelada ou o modo como a tinta é aplicada. Conduza os alunos a perceber que, tanto em Noite Estrelada (página 19 do Livro) como no Autorretrato, prevalece o movimento ondular. Já na segunda imagem apresentada no desenvolvimento, temos pequenos pontos, batidinhas do pincel cheio de tinta e, na terceira imagem, Van Gogh preenche a maioria da obra com pequenos tracinhos, um ao lado do outro.
3 - Organize a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Distribua a cartolina já dividida em três partes iguais e anuncie que farão experiências buscando repetir o movimento das mãos de Van Gogh em cada obra. Na primeira parte do papel, extrema direita, como em Noite Estrelada: movimentos ondulares, na parte central do papel: pequenas batidinhas com o pincel e, na extrema esquerda, tracinhos.
4 - Distribua agora as tintas em copinhos de café tendo a preocupação de colocar tinta apenas em 1/3 do copinho para evitar acidentes.
5 - Distribua os copos de 250 ml com água também pela metade e coloque papel toalha ou flanela em cada mesa.
6 - Antes de distribuir os pincéis, explique novamente o que será feito e lembre à turma sobre a importância de lavar e secar bem o pincel antes de trocar de cor para não sujar uma tinta com a outra.
7 - Monte uma exposição com os resultados como se fosse uma colcha de retalhos.
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2008 1ª FASE) O glicerol é um subproduto do biodiesel, preparado pela transesterificação de óleos vegetais. Recentemente, foi desenvolvido um processo para aproveitar esse subproduto:
Tal processo pode ser considerado adequado ao desenvolvimento sustentável porque:
I. permite gerar metanol, que pode ser reciclado na produção de biodiesel.
II. pode gerar gasolina a partir de uma fonte renovável, em substituição ao petróleo, não renovável.
III. tem impacto social, pois gera gás de síntese, não tóxico, que alimenta fogões domésticos.
É verdadeiro apenas o que se afirma em