(PUCRS) Considere a matriz binária representada abaixo, na qual ‘’0’’ significa ausência e ‘’1’’ presença de determinadas características (c1,c2,c3,c4 e c5) em cinco espécies hipotéticas (E1, E2 , E3, E4 e E5)
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://stryptor.herokuapp.com. Acesso em: 18 fev. 2021.
Na tirinha do argentino Quino, podemos ver uma mudança na imagem que a Mafalda tem da mãe, esse pensamento fica claro quando
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
As células dos seres vivos podem ser procarióticas ou eucarióticas. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular. O esquema a seguir representa os dois tipos celulares mencionados.
Após observar o esquema, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) A diferença mais marcante entre células procarióticas e eucarióticas é o fato das procarióticas não possuírem núcleo celular e seu material genético estar disperso no citoplasma. Desse fato deriva o nome dessas células, que em grego significa "antes do núcleo" (pro = antes, primeiro, primitivo; e karyon = núcleo).
( ) A célula representada em A é eucariótica, caracterizada por apresentar membrana nuclear, individualizando o núcleo e vários tipos de organelas. Entre as organelas celulares presentes nessas células estão as mitocôndrias, responsáveis pela liberação de ATP através do processo de digestão celular.
( ) A célula representada em B é procariótica. Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas as bactérias e cianobactérias, sendo as últimas capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio.
( ) Na célula A pode-se observar as microvilosidades. Essas estruturas são especializações da membrana plasmática, que possuem por função aumentar a superfície de absorção, sendo encontradas, por exemplo, nas células intestinais.
( ) Na célula B podemos observar a presença de plasmídeos, que são moléculas de DNA extra cromossomais. Essas moléculas, através da engenharia genética, podem ser utilizadas na produção de hormônios do crescimento, de insulina e na obtenção de vários produtos como, por exemplo, plantas transgênicas mais resistentes a doenças, pragas, e estresses ambientais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História | A. Grécia
Finalmente, a bandeira. Tiradentes propôs que fosse adotado o triângulo representando a Santíssima Trindade, com alusão às cinco chagas de Cristo crucificado, presente nas armas portuguesas. Já Alvarenga propôs a imagem de um índio quebrando os grilhões do colonialismo, com a inscrição “Libertas quae sera tamen” (Liberdade, ainda que tardia), do poeta latino Virgílio, e que foi adotada e consagrada.
(MOTA, Carlos Guilherme e LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação.
São Paulo, Ed. 34, 2015, 4. ed. p. 261)
O texto, ao se referir ao poeta Virgílio, nos remete a um período da história da Roma Antiga: o Império Romano. Durante esse período, foram características do Estado romano:
- Matemática | 3.6 Exponencial
O crescimento exponencial é característico de certos fenômenos naturais. Uma função exponencial pode ser enunciada pela lei N(t) = N0 . akt, onde N0 é o número inicial, N é o número no instante t, e k é a taxa de crescimento ou decrescimento do fenômeno em estudo.
Analise as proposições abaixo e classifique-as em V - verdadeiras ou F - falsas.
( ) Para que a função N(t) represente um “decaimento” é necessário que k seja um número negativo.
( ) A lei que representa o crescimento do número de pessoas infectadas pelo vírus da gripe em uma grande cidade é dada por N(t) = 600 . 20,8t, com t em horas. Então, após 6h25min a cidade está com 19200 pessoas infectadas.
( ) A população de certa região do país é dada pela função P(t) = P0. 2-0,25t, onde t é o tempo em anos. Então, após 4 anos, a população dessa região está reduzida à metade da população inicial.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, foi elaborado para garantir os direitos e deveres das crianças em todas as dimensões. Entretanto, todos os dias nos deparamos com as seguintes manchetes nos noticiários .
Enunciado:
Essas manchetes são exemplos de