(UNESP) Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.
Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estruturas cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas. Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 2. Gramática
Texto
La noche de San Juan: la festividad más antigua de la cultura occidental
[1] En la noche del día 23 de junio se celebra la festividad
más antigua de la cultura occidental, la conocida como noche
mágica de San Juan, víspera de la celebración del nombrado
[4] santo. La celebración, muy presente especialmente en el
Mediterráneo, está unida a antiguos cultos y ofrendas paganas
del inicio del verano astronómico en el hemisferio norte.
[7] El Sol alcanza su máxima altura sobre el horizonte y
nos brinda el día más largo y la noche más corta de todo el año.
Actualmente y debido al fenómeno físico conocido como la
[10] precesión de los equinoccios, el inicio del verano astronómico
se produce en realidad tres días antes de la festividad, si bien
tradicionalmente, especialmente en el ámbito rural, se continúa
[13] considerando el día de San Juan como el inicio de esta estación
astronómica.
Entre los orígenes de esta celebración mística se
[16] pueden citar la festividad griega en honor al dios Apolo, la celta
en honor al dios Belenos, o la romana en honor a la diosa
Minerva.
[19] En la Europa Central también es conocida como
Sommersonnenwende, e incluso en la lejana civilización Inca
como Inti Raimi o día del Sol. De alguna forma los antiguos
[22] pueblos buscaban en estas celebraciones “obligar” a que el Sol
regresara nuevamente sobre sus pasos en el cielo después de
alcanzar su punto culminante (solsticio o máxima declinación)
[25] y que el ciclo natural de las estaciones volviera así a repetirse
con seguridad, frente al temor a lo desconocido o imprevisible.
En distintas culturas de la costa mediterránea se rinde
[28] culto al fuego como elemento purificador y ancestral,
posiblemente heredado de los cultos romanos a Minerva que
eran celebrados con la venida de la primavera. El fuego es uno
[31] de los elementos puros que nos permitirán preservarnos de un
mal año.
Internet: (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto.
el vocablo “frente” (l.26) es reemplazable por ante sin que se produzcan alteraciones gramaticales o semánticas en el texto.
- Biologia | 09. Botânica
(Cefet MG) Em uma situação específica, uma prática comum consiste em envolver frutos em folhas de jornal durante alguns dias com o objetivo de
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UEFS) O gráfico ilustra a variação da taxa respiratória, em litros por minuto, em relação à variação da quantidade de CO2 e O2 presentes no ar inalado.
Considerando-se as informações presentes no gráfico e o conhecimento sobre o controle nervoso das trocas gasosas nos animais, é possível considerar:
I. Uma queda na porcentagem de 02 no ar inalado apresenta pouco efeito sobre a variação da taxa respiratória, se comparada à variação do CO2 também inspirado.
II. O aumento da percentagem de O2 no ar inalado aproxima a curva referente a esse gás para uma taxa respiratória em torno de 30 litros por minuto.
III. A respiração é mais sensível ao aumento no conteúdo de dióxido de carbono no ar inalado do que ao decréscimo no conteúdo de oxigênio.
IV. O sistema nervoso autônomo mantém a respiração e modifica a sua profundidade e frequência para satisfazer às exigências do corpo pelo suprimento de O2 e eliminação do CO2.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Quais os tipos de atividades, citadas no texto, que as crianças realizam e são consideradas ilegais, isto é, fora da lei?
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
“Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)
Variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com alguns fatores. No trecho transcrito, quanto à variação linguística, destaca-se fortemente o (a)