(FCMMG) O gráfico abaixo refere-se à quantidade de 100 gramas de um determinado alimento:
Pelos valores fornecidos, podemos concluir que se trata de:
Questões relacionadas
- Física
Deixa-se cair um objeto de massa 500g de uma altura de 5m acima do solo. Assinale a alternativa que representa a velocidade do objeto, imediatamente, antes de tocar o solo, desprezando-se a resistência do ar.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
Concentração de aguapés em um trecho do Rio Tietê, localizado a montante da barragem de Barra Bonita (SP).
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 23 out. 2020
O desenvolvimento acelerado dessas plantas constitui um indicador de
- Literatura | 2. Produção Medieval
Em Portugal, os textos literários mais antigos datam do século XII, momento que coincide com a expulsão dos árabes da península Ibérica e com a formação do Estado português.
Fruto da integração linguística e cultural existente entre Portugal e Galiza, a língua então falada na região que hoje se conhece como Portugal era o galego-português, e que persistiu entre os séculos XII e XIV. No século XV, as duas línguas foram separando-se tornando-se independentes.
O português moderno, ou seja, a língua portuguesa mais madura, que se aproxima da língua que falamos hoje, só surgiu no século XVI.
Tradicionalmente, é apontado o ano de 476, data da deposição do último imperador romano do Ocidente, Rómulo Augusto, por Odoacro, que transferiu mesmo as insígnias imperiais para Constantinopla, como sendo o seu inicio no período histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão cronológica, apresenta datas discutíveis quanto ao seu início e fim.
Naturalmente se o início da Idade Média é polémico, o fim não é claro também: para além de 1453, ocupação de Constantinopla pelos Otomanos, também é apontado 1492, ano da primeira viagem de Colombo à América, o ano de 1517 (Guerras da Religião, ocorridas após a Reforma Protestante) ou 1598 ( Édito de Nantes), são igualmente datas referidas para o fim do período da Idade Média.
A civilização medieval caracterizou-se por um fraccionamento da autoridade política e um enfraquecimento da noção de Estado, tendo em conta a organização e centralidade romanas. A economia baseava-se na agricultura, embora o comércio e as manufacturas tenham tido algum progresso.
Socialmente, existia uma divisão em três grupos distintos: dois poderosos, a nobreza, guerreira e proprietária, e o clero, dominador mental e culturalmente, e um pobre, servil e maioritariamente camponês, o povo.
A literatura medieval é um tema vasto, pois abrange no seu essencial a produção escrita e disponível na Europa, (e não só) durante a Idade Média (o milénio que vai da queda do Império Romano em cerca de 500, até o início da Renascença florentina em fins do século XV).
A Literatura Portuguesa surge no século XII, na Idade Média, portanto. Tudo que se refere a respeito da Idade Média vale para Portugal: o que ocorre na sociedade, na Arte e na Literatura portuguesas é exemplo do que ocorre em toda a Europa.
Por uma questão de sistematização, até porque se trata de um complexo e rico campo de estudo que vai do totalmente sagrado ao exuberantemente profano, passando por todos os pontos intermediários, - vamos subdividir a literatura medieval Portuguesa em dois períodos: O período: dos Trovadores e o período: dos poetas Palacianos e Cronistas.
Disponível em: https://www.lusofoniapoetica.com. Acesso em: 15 mar. 2022.
O texto apresenta a contextualização da produção literária medieval. De acordo com o texto, a
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Embalagens de shampoo ou material de limpeza
- Primer
-Tinta acrílica – cores variadas
- Cola relevo preta
- Tesoura
- Tesoura de picotar
- Papel crepom
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai conversar com os alunos sobre as mácaras africanas. Falar dos
significados que elas tem e que elas podem transformar ou alterar a imagem das
pessoas. As máscaras tem um significado místico e importante na arte africana sendo
usadas nos rituais e funerais .
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica
- Mostrar algumas imagens de máscaras africanas.
Disponível:https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/mascaras- africanas/
- Peça aos alunos que pesquisem sobre as máscaras. Como eram confeccionadas,em
quais ocasiões eram usadas e por quem, com quais materiais eram confeccionadas.
Fale que no dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil o “Dia da Consciência
Negra”. Converse com seus alunos sobre a importância desse dia para todos os
brasileiros, a influência trazida pelos negros para a nossa cultura e as características
da cultura africana nos desenhos dos tecidos, nas comidas, na música, na religião, etc.
- Proponha que, inspirados nas máscaras africanas, criem suas próprias máscaras
utilizando diferentes materiais e bases.
- Esse momento é muito importante para que experimentem materiais novos, que
misturem materiais como: papéis, EVA, tecidos, tintas, fios, papelão, entre outros.
- Solicite aos alunos que tragam com antecedência algumas embalagens de shampoo
ou material de limpeza, limpos, vazios para a sala de aula.
- Separe a turma em grupo de 04 alunos.
- Coloque todo o material exposto em local que possa ver visualizado pelos alunos.
- Peça para escolherem em qual embalagem vai querer criar a máscara. Lembre
sempre os alunos para pensarem nas imagens que foram projetadas das máscaras
africanas.
-Instrua os alunos para, antes de começar a criar, passar duas demãos de Primer sobre
a embalagem e esperar secar. Este primer serve para melhor fixação da tinta.
- Risque a máscara africana e pinte com tinta acrílica fosca.
- Faça linhas com a cola relevo e finalize cortando o papel crepom com a tesoura de
picotar para fazer os cabelos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/mascaras/
A COR NA ARTE
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIT)
No experimento esquematizado na figura, o corpo B é uma balança com massa de 1,0 kg, graduada em newtons. Os corpos A, C e D têm massas iguais a 3,0 kg, 8,0 kg e 4,0 kg, respectivamente. Considerando-se o fio e a polia ideais, o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando-se as forças dissipativas, enquanto os corpos C e D se deslocam, a leitura da balança, em newtons, é igual a