(FCMMG) O gráfico abaixo refere-se à quantidade de 100 gramas de um determinado alimento:
Pelos valores fornecidos, podemos concluir que se trata de:
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
(UEFS) Os materiais produzidos pela indústria química são utilizados na fabricação de medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, fertilizantes e polímeros, dentre outros. Atualmente, medidas estão sendo adotadas para melhorar a eficiência de processos produtivos com a redução no consumo de energia, a utilização de recursos renováveis e um menor descarte de resíduos.
Considerando-se as informações do texto, associadas aos conhecimentos da Química, é correto destacar:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) Um satélite artificial movimenta-se em torno do eixo da Terra, em uma órbita circular contida no plano do equador. Considerando-se o raio da órbita do satélite como sendo de aproximadamente 4,0.107 m, a velocidade linear do satélite, em km/h, para que uma pessoa situada na linha do equador veja o satélite parado, deve ser da ordem de
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UERN) As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical e na parede do cordão, tecidos que podem ser armazenados para o caso de futuras necessidades terapêuticas, têm perfis genéticos diferentes. A descoberta é da equipe de MayanaZatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), e de Sergio Verjovski-Almeida, do Instituto de Química da mesma universidade, e pode afetar o uso médico dessas células, caso fique comprovado que as diferenças genéticas representam uma redução em sua versatilidade. Foram coletados tecidos pareados de 65 bebês recém-nascidos e de cada um deles extraíram as células-tronco mesenquimais do sangue do cordão umbilical e do cordão propriamente dito. As amostras pareadas deixam bem claro que o tipo de tecido de onde são retiradas as células-tronco é o mais importante para determinar a atividade dos genes.
(GUIMARÃES, 2009, p. 99)
A observação de distintos perfis genéticos em células de diferentes regiões do cordão umbilical de um mesmo indivíduo pode ser explicada por:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UNESP)
Texto I
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de juiz do Rio de Janeiro que reivindica que a Justiça obrigue os funcionários do prédio onde esse juiz mora a chamá-lo de “senhor” ou de “doutor”, sob pena de multa diária. Na ação judicial, o juiz argumenta que foi chamado pelo porteiro do condomínio de “você” e de “cara” e que ouviu a expressão “fala sério!” após ter feito uma reclamação.
Mariana Oliveira. “Ministro do STF nega pedido de juiz que quer ser chamado de ‘doutor’”. http://g1.globo.com, 22.04.2014. Adaptado.
Texto II
O “Você sabe com quem está falando?” não parece ser uma expressão nova, mas velha, tradicional, entre nós. Na medida em que as marcas de posição e hierarquização tradicional, como a bengala, as roupas de linho branco, o anel de grau e a caneta-tinteiro no bolso de fora do paletó se dissolvem, incrementa-se imediatamente o uso da expressão separadora de posições sociais para que o igualitarismo formal e legal, mas cambaleante na prática social, possa ficar submetido a outras formas de hierarquização social.Roberto da Matta. Carnavais, malandros e heróis, 1983. Adaptado.
Considerando a análise do antropólogo Roberto da Matta, o fato descrito no texto 1 pode ser corretamente interpretado como resultante
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Para certas molas, a constante elástica (C) depende do diâmetro médio da circunferência da mola (D), do número de espirais úteis (N), do diâmetro (d) do fio de metal do qual é formada a mola e do módulo de elasticidade do material (G). A fórmula evidencia essas relações de dependência.
O dono de uma fábrica possui uma mola M1em um de seus equipamentos, que tem características D1, d1, N1 e G1, com uma constante elástica C1. Essa mola precisa ser substituída por outra, M2, produzida com outro material e com características diferentes, bem como uma nova constante elástica C2, da seguinte maneira: I) D2 = D1/3; II) d2 = 3d1; III) N2 = 9N1. Além disso, a constante de elasticidade G2 do novo material é igual a 4G1.
O valor da constante C2 em função da constante C1 é: