(UNIT)
No experimento esquematizado na figura, o corpo B é uma balança com massa de 1,0 kg, graduada em newtons. Os corpos A, C e D têm massas iguais a 3,0 kg, 8,0 kg e 4,0 kg, respectivamente. Considerando-se o fio e a polia ideais, o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando-se as forças dissipativas, enquanto os corpos C e D se deslocam, a leitura da balança, em newtons, é igual a
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Numa turma de inclusão de jovens e adultos na educação formal profissional (Proeja), a média aritmética das idades dos seus dez alunos é de 32 anos. Em determinado dia, o aluno mais velho da turma faltou e, comisso, a média aritmética das idade dos nove alunos presentes foi de 30 anos.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br.Acesso em 10 mar.2012 (adaptado)
Qual é a idade do aluno que faltou naquela turma?
- Geografia | 6.5 Indústria
(FGV-SP) Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo é permeado por um discurso sobre desenvolvimento.[...] Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.
Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001,pág. 112.
O texto apresenta estratégias de descentralização das indústrias
- História | A. Grécia
(UNISC) Leia o texto a seguir:
"Como ocorre na atualidade, também na Antiguidade [demos] era um termo ambíguo ou polissêmico, já que em certos contextos de uso se referia ao conjunto dos cidadãos, e em outros às pessoas comuns, à parte mais pobre da população".
CARDOSO, Ciro Flamarion S. A Cidade-Estado Antiga. 3. ed. São Paulo: Ática: 1990. p. 84.
Apesar das democracias modernas possuírem alguns elementos que remetem à democracia ateniense, na Antiguidade percebe-se algumas características específicas, conforme sugere o fragmento acima.
Considere as seguintes afirmativas.
I. Os atenienses participavam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.
II. Os escravos eram considerados bárbaros e as mulheres seres inferiores e, portanto, excluídos naturalmente de qualquer debate. Porém, os estrangeiros gozavam de direitos políticos, desde que participassem dos negócios públicos.
III. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos, pois mulheres, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.
IV. Sendo uma democracia representativa, como as modernas, os atenienses participavam da Eclésia – a principal assembleia da democracia na Grécia Antiga.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(IFSP) Em 24 de agosto de 2016, a região central da Itália sofreu um terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter, causando a morte de 291 pessoas, pelo menos. Em geral, terremotos de magnitude acima de 3,87 causam grandes estragos e mortes. Assinale a alternativa que apresenta os fenômenos que causam os terremotos.
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Uma vez que o homem participa da vida econômica de sua cidade ou Estado, ele irá querer gozar também de direitos políticos e participar da esfera pública. No século XIX, era necessário enriquecer o status de cidadão com novos direitos e deveres e organizar a vida civil. Surge, então, o direito político, que permitia que o trabalhador se organizasse em sindicatos, partidos políticos e fosse eleito. A priori, os direitos políticos eram restritos a grupos fechados da elite, mas ao longo do tempo esse monopólio foi quebrado, e a participação de todos na vida pública foi possível com o sufrágio universal em 1918. O direito ao voto deixa de limitar a atividade política às classes economicamente desenvolvidas e passa a ser para todos. Mais uma conquista dos cidadãos.
MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
O sociólogo britânico Thomas Marshall propõe um modelo de cidadania que está diretamente relacionado aos direitos adquiridos por meio da