(UFRGS) Nos seres vivos, as enzimas aumentam a velocidade das reações químicas.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes às enzimas.
( ) As enzimas têm todas o mesmo pH ótimo.
( ) A temperatura não afeta a formação do complexo enzima-substrato.
( ) A desnaturação, em temperaturas elevadas, acima da ótima, pode reduzir a atividade enzimática.
( ) A concentração do substrato afeta a taxa de reação de uma enzima.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UEFS)
A figura mostra algumas das linhas de força de um campo elétrico uniforme com intensidade de 1,0. 104N/C. Uma partícula com carga elétrica de 1,0μC, abandonada em repouso no ponto A, passa pelo ponto B com energia potencial elétrica de 1,0. 10-4 J. Admitindo-se que a partícula se encontra sob ação exclusiva do campo elétrico, o potencial elétrico do ponto A, em kV, é igual a
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
Materiais:
- Selos postais
- Selos postais ampliados em tons de cinza em tamanho A5 (corresponde a 1/4 do papel A4)
- Canetinhas hidrocor coloridas
- Colorsetes coloridos
Desenvolvimento:
1 - Esta atividade pode ser um desdobramento das atividades apresentadas no Livro de Arte a partir da página 46, bem como da atividade 08 descrita neste Banco de Atividades.
2 - Faça uma visita prévia aos correios a fim de adquirir algumas amostras de selos postais (os Correios costumam ter também cartazes comunicando o lançamento de selos comemorativos... Quem sabe seja possível adquirir um?).
3 - Explique para as crianças como funciona a postagem de uma carta pelos correios (se você tiver realizado a atividade 08 deste Banco, as crianças já saberão como).
4 - Em seguida, converse com as crianças sobre o Selo Postal:
4.1 - Conceito de Selo Postal: Estampilha postal destinada ao franqueamento de correspondências, podendo, também, ser objeto de colecionamento.
4.2 - Características dos selos postais brasileiros:
- Apresentam temas originais;
- Possuem elevada concepção artística;
- Apresentam beleza e harmonia de imagens;
- Adéquam as imagens aos temas das emissões a que se referem;
- São impressos com técnicas aprimoradas;
- Estimulam a inovação filatélica com a emissão de selos com aroma, em formatos diversos (redondo, triangular, especiais em verniz, etc.);
- Possuem aceitação nacional e internacional.
(Disponível em: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=B35B2555-B8B0-3CEB-BCFDE18795FA774A. Acesso em: set. 2013).
5 - Após contar para os alunos um pouco sobre selos, apresente a eles alguns modelos de selos postais.
6 - Se houver um colecionador de selos conhecido, apresente-o e sua respectiva coleção aos alunos.
7 - Os selos avulsos que você conseguir nos Correios poderão servir para simular um jogo: dividir os selos em grupos por temas, cores, figurativos ou não, entre outros. Pode-se também motivar os alunos a expressar qual dos selos os alunos mais gostaram e por quê.
8 - Em seguida, distribua as fotocópias feitas a partir dos selos para que as crianças realizem intervenções coloridas sobre as imagens. Poderão contornar, encher de pontinhos, linhas coloridas, bem como preencher as formas com canetinha.
9 - Em seguida, após os selos coloridos já fotocopiados, realize a montagem dos mesmos sobre colorset colorido, assim:
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free-selos-postais-ajuste-com-peixes-image2143609. Acesso em: set. 2013.
10 – Monte, agora, uma linda exposição!
- Química | 1.7 Gases
(UERN) Um recipiente de 100,0L fechado contém 12,0g de hidrogênio, H2, e 32g de metano, CH4, que exercem pressão de 2,0atm, à temperatura constante.
Admitindo-se que o hidrogênio e o metano se comportam como gases ideais, pode-se afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=203> Acesso em 01/07/2010
As imagens mostram aspectos da vida das mulheres brasileiras antigamente. Escreva um parágrafo com 2 informações sobre a vida das mulheres brasileiras nesta época.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Se o dançarino já preparou toda a sensação antes, ele não está no vazio… já está acabado. Nesse momento (vazio), é o seu corpo que está dizendo algo, não é você. Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse momento que ele deve continuar, é nesse momento que chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é isso, o vazio, e como você continua com isso...
COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.
O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de: