(UDSC) Em 1989 ocorreu a Queda do Muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), durante 28 anos.
Sobre as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX, é correto afirmar.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
As sucessivas inovações dos transportes baratearam sua utilização e democratizaram as viagens de longo percurso, sobretudo as realizadas em trens, ônibus e automóveis. Seis séculos de transportes mudaram bastante o panorama mundial, com fenômenos de urbanização massiva por meio das migrações.
John Cannon. Transport. In: The Oxford Companion to British History. Oxford/New York: Oxford University Press, 1997, p. 931-2 (com adaptações).
Tendo esse texto como referência inicial, julgue o item, que versam sobre o fenômeno das migrações.
A realidade atual brasileira caracteriza-se por uma nova modalidade de migração, marcada pela predominância de fluxos populacionais de longo percurso, isto é, inter-regionais, diferentemente do que ocorreu, no país, durante o período inicial de urbanização, quando a migração do campo para a cidade, em uma mesma região, alimentava o crescimento das cidades.
- Matemática | 3.4 Modular
Quatro corredores estavam participando de uma corrida em uma pista quadrada. Todos partiram no mesmo instante da linha P, indicada na imagem, e, após os dois primeiros colocados terem completado uma volta, a posição deles em determinado instante foi registrada por um software, como mostra a imagem a seguir.
Com base na imagem, o software calculou que, nesse instante, a distância do quarto colocado ao primeiro colocado era dada pela função f(x) = |2x – 9| + x, em que x indica a distância do primeiro colocado à linha de partida e de chegada P, em metro.
Considerando que o primeiro colocado estava a 2 metros da linha P no instante registrado pelo software, a distância entre o primeiro e o quarto colocados nesse momento, segundo o software, era de
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UEG) A gravidade clínica da Covid-19 tem sido correlacionada positivamente com comorbidades diversas, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Por serem comorbidades mais prevalentes em pessoas de baixa renda e em idosos, essa população passou a ser tratada como grupo com risco mais elevado. Entretanto, o perfi l epidemiológico da Covid-19 trouxe um novo e mais complexo olhar sobre essa doença. Segundo o editor da LANCET, Richard Horton, um jornal de elevado impacto científi co: “Não importa quão efi caz seja um tratamento ou quão protetora seja uma vacina, a busca por uma solução puramente biomédica contra a covid-19 vai falhar.” Segundo ele: “A menos que os governos elaborem políticas e programas para reverter profundas disparidades sociais, nossas sociedades nunca estarão verdadeiramente protegidas da Covid-19.”
A interpretação correta sobre posicionamento do Richard Horton é que:
- Matemática | 14.5 Cone
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) A figura mostra uma anticlepsidra, que é um sólido geométrico obtido ao se retirar dois cones opostos pelos vértices de um cilindro equilátero, cujas bases coincidam com as bases desse cilindro. A anticlepsidra pode ser considerada, também, como o sólido resultante da rotação de uma figura plana em torno de um eixo.
Disponível em: www.klickeducacao.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).
A figura plana cuja rotação em torno do eixo indicado gera uma anticlepsidra como a da figura acima é
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EEAR) Em uma panela foi adicionada uma massa de água de 200 g à temperatura de 25°C. Para transformar essa massa de água totalmente em vapor a 100°C, qual deve ser a quantidade total de calor fornecida, em calorias?
(Considere calor específico da água c = 1 cal/g°C)