(UFTM) Na animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha, os personagens são, principalmente, diferentes tipos de aves e um cachorro.
Considerando que tenham sido baseados em animais reais e de acordo com a atual classificação biológica, pode-se afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para auxiliá-lo em seus desenhos, permitindo a ele perceber a profundidade da cena observada com mais clareza, a proposta para esta aula será a construção de uma câmara escura.
O professor vai falar um pouco sobre a câmara escura e como ela funcionava.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_escura
"A câmara escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. Se trata de uma caixa com um furo bem pequeno, onde a luz entra somente por este furinho. É possível ver uma imagem projetada do lado invertido.
O funcionamento da câmara escura é de natureza física. A luz entra pelo orifício da caixa e então uma imagem invertida é produzida na parede paralela ao furo feito na caixa. Apesar de ter sido desenvolvida realmente no século XIX, há indícios que de tal experimento era utilizado na Antiguidade para se observar o eclipse solar. Uma outra função da câmara escura seria ajudar os pintores a fazerem esboços de pinturas."
Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
O professor vai propor aos alunos a construção de uma câmara escura. O professor deverá auxiliar os alunos durante todo o processo de montagem.
Para a construção da câmara escura, basta seguir as orientações abaixo:
- Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
Depois da câmara escura pronta, deixe os alunos testarem, mirando em objetos que podem ser colocados na sala de aula, aproximando ou afastando dos mesmos para ver o que vai acontecer.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa las imágenes y los precios de los productos.
Disponible en: http://goo.gl/1cPBnz. Acceso el: 23 mar. 2015.
Contesta las preguntas, escribiendo los precios de los productos.
A) ¿Cuánto cuesta la camisa en la que está escrito Girls?
B) ¿Cuánto vale el bolso que está al lado de la camisa en la que está escrito Girls?
C) ¿Cuánto cuesta la camisa de rayas?
D) ¿Cuánto vale la camisa que está al lado de la camisa de rayas?
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Analise o texto a seguir.
Durante o verão, verificam-se habitualmente tempestades em muitas regiões do Brasil. São chuvas intensas e de curta duração, acompanhadas muitas vezes de raios. No litoral, essas tempestades constituem um risco para os banhistas, pois a água salgada é eletricamente condutora. Isso se explica pelo fato de a água salgada conter grande quantidade de __________, como Na+ e Cℓ-, livres para transportar carga elétrica no meio. Uma maneira de liberar essas partículas é dissolver sal de cozinha em um copo de água. Nesse processo, os __________ existentes no sal sofrem __________.
As expressões que completam corretamente o texto são, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir.
Quando a Vó me recebeu nas férias, ela me apresentou aos amigos: Este é meu neto. Ele foi estudar no Rio e voltou de ateu. Ela disse que eu voltei de ateu. Aquela preposição deslocada me fantasiou de ateu. Como quem dissesse no carnaval: aquele menino está fantasiado de palhaço. Minha vó entendia de regências verbais. Ela falava de sério. Mas todo mundo riu. Porque aquela preposição deslocada podia fazer de uma informação uma piada. E fez. E mais: eu acho que buscar a beleza nas palavras é uma solenidade de amor. Comecei a não gostar de palavra engavetada. Aquela que não pode mudar de lugar. Aprendi a gostar mais das palavras pelo que elas entoam do que pelo que elas informam.
BARROS, M. Memórias inventadas – A infância. São Paulo: Planeta, 2003.
No contexto em que foi empregada a expressão “voltou de ateu” significa que o narrador apresentou um comportamento específico. Esse comportamento deve ser caracterizado como
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UEL)
A observação da figura permite constatar que a parte do ovo submersa aparenta ser maior que aquela que está fora d’água. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os princípios físicos que explicam o efeito da ampliação mencionada.