A senha bancária da dona Maria era 753213 seguida pelas letras D, D e B, nessa ordem. Acontece que ela só se lembrava da parte numérica, esquecendo-se completamente da sequência de letras. A caixa eletrônica apresentou os 4 botões mostrados na figura abaixo, que ela deveria pressionar exatamente 3 vezes, podendo repeti-los, um para cada letra da senha.
Se ela fizer as escolhas aleatoriamente, a probabilidade de acertar a senha será
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Objetos afetivos selecionados pelos alunos relacionados à vida de criança
- Espaços selecionados na escola para receber os objetos
Desenvolvimento:
1 - Proponha às crianças a criação de um museu com o tema vida de criança.
2 - Ao longo de um mês realize a coleta do acervo que será exposto no museu: brinquedos preferidos, jogos, fotografias, roupas, sapatinhos, etc. É importante ressaltar o caráter afetivo destes objetos para as crianças.
3 - Realizem uma votação a respeito do melhor lugar para que o museu seja montado.
4 - As fotografias poderão ser montadas em colorset preto com margem de 7 cm. Evite usar cola, fita adesiva, fita crepe ou fita dupla face nesta montagem. A 3M fabrica uma massa adesiva que não gruda e pode ser retirada depois da montagem. Ela é prática e barata. Serve também para prender papéis na parede, veja:
5 - Os objetos poderão ser organizados segundo suas funções ou identidades. Se o espaço for aberto, sugiro até mesmo a disposição dos objetos em nichos pelo chão com placas indicativas do acervo. Caso não queira proceder assim, organize carteiras lado a lado e exponha os objetos sobre elas. Forre as carteiras e os seus pés com papel de presente cuja temática seja a infância. Você poderá compor a montagem com fitas coloridas. Outra possibilidade é montar um museu suspenso como os objetos pendurados por fios de nylon. A montagem dependerá do espaço que você terá disponível.
6 – Certamente, valores como preservação, respeito ao patrimônio, conhecimento vivenciado a partir da memória, organização, entre outros, deverão fazer parte da proposta. As crianças poderão ser escaladas para acompanhar a visitação, bem como para mantê-la em ordem.
7 - Cada objeto e fotografia poderão conter número e nome do doador.
8 - Elabore um convite para visitação do museu e coleque placas impressas indicativas dos acervos:
- Fotografia;
- Brinquedos;
- Jogos, etc.
Observações:
Se for interessante envolver toda a escola ou o ensino fundamental - séries iniciais, convide colegas de trabalho para fazer parte da proposta.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O professor de Educação Física pediu às crianças, representadas na imagem a seguir, que formassem um grupo com 4 alunos para iniciarem a brincadeira. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
Quantas crianças, no total, irão participar da brincadeira?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Em uma área de construção civil, uma máquina a 20 metros de altura e em mau funcionamento arremessou para baixo um tijolo de 4 kg de massa com velocidade inicial de 5 m/s e sob efeito da aceleração da gravidade de 10 m/s2, fazendo com que o objeto chegasse ao chão com velocidade de 15 m/s.
A quantidade de energia mecânica dissipada durante a queda do tijolo foi
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) quest(ão)ões a seguir, considere o texto abaixo:
Paralelos históricos nunca são exatos, e por isso sempre são suspeitos, mas no século XIX está o molde do que nos acontece agora, com as revoluções anárquicas da era da restauração pós-Bonaparte, nascidas da frustração com a promessa libertária esgotada da Revolução Francesa, no lugar do nosso atual inconformismo sem centro, nascido da frustração com experiências socialistas fracassadas. Nos dois casos, a revolta sem método, muitas vezes apolítica e suicida, substituiu a revolução racionalizada.
(VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, p. 149)
Em decorrência das experiências socialistas frustradas, como o colapso da URSS, tivemos, após a desintegração desse país
- Física
(UTFPR) Um tipo de bate-estaca usado em construções consiste de um guindaste que eleva um objeto pesado até uma determinada altura e depois o deixa cair praticamente em queda livre. Sobre essa situação, considere as seguintes afirmações:
I. na medida em que o objeto cai, aumenta sua energia cinética.
II. na medida em que o objeto cai, aumenta sua energia potencial.
III. na queda, ocorre um aumento de energia mecânica do objeto.
IV. na queda, ocorre a conservação da energia potencial.
Está correto apenas o que se afirma em: