O acontecimento histórico satirizado na charge anterior refere-se ao(à)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu também já tive turma, ou melhor, fiz parte de turma e sei como é importante em certa idade essa entidade, a turma. A gente é um ser racional, menos quando em turma. Existe, por exemplo, alguma razão para um grupo de pessoas sentar todo dia numa escadaria ou meio-fio e passar horas conversando? Você pode falar a um filho, por exemplo, que refrigerantes engordam e chocolates dão mais espinhas em quem já está na idade das espinhas. Ele nem ouvirá. Mas, se um dia a turma resolver, ele passará a tomar só água com limão e pegará nojo de chocolate. Você pode falar que cabelo tão comprido é incômodo, calorento, atrapalha, mas que nada, ele te pedirá dinheiro para comprar mais xampu. Agora, se a turma resolver cortar careca, ele aparecerá de repente careca no café da manhã e nem quererá falar no assunto – qual o problema em cortar careca? Você pode dizer que bossa nova é bom, e mostrar jornais e revistas, provar que só “Garota de Ipanema” já recebeu centenas de gravações em todo o mundo, mas ele aumentará o volume do rock pauleira ou da tecno-bost. Até o dia em que alguém da turma aparece com um CD de bossa nova e ele troca Axel Rose por Tom Jobim de um dia para o outro. A turma tem modas, como quando resolvem todos arregaçar as barras das calças, que usavam arrastando pelo chão. A turma tem traumas, como quando o namoradinho de uma se apaixona pela namoradinha de outro e ... A turma tem linguagem própria, uma variante local de um ramal regional da vertente adolescente da língua.
PELEGRINI, D. Ladrão que rouba ladrão e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2004.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda uma fase da vida em que o comportamento individual é direcionado pela turma a que se pertence, estrutura-se por meio de elementos coesivos que apresentam funções distintas. Os termos “você pode”, no texto,
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(FUVEST 2013 1ª FASE) Um funcionário de uma empresa ficou encarregado de remover resíduos de diferentes polímeros que estavam aderidos a diversas peças. Após alguma investigação, o funcionário classificou as peças em três grupos, conforme o polímero aderido a cada uma.
As fórmulas estruturais de cada um desses polímeros são as seguintes:
Para remover os resíduos de polímero das peças, o funcionário dispunha de apenas dois solventes: água e n-hexano. O funcionário analisou as fórmulas estruturais dos três polímeros e procurou fazer a correspondência entre cada polímero e o solvente mais adequado para solubilizá-lo.
A alternativa que representa corretamente essa correspondência é:
Polímero I Polímero II Polímero III
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Em uma banca de revista, os preços das revistinhas de Raciocínio Lógico são dados de uma forma muito divertida. O preço da revista “Estimule seu cérebro”, em reais, é dado pelo valor numérico da expressão algébrica considerando 2x – 3y = 12. Já o preço da revista “Problemas de Lógica”, em reais, é dado pelo valor numérico da expressão algébrica considerando x – y = 25.
Enunciado:
Marina comprou as duas revistinhas para se divertir nas férias. Determine a quantia gasta por Marina na compra de cada revista.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Examine o mapa atentamente.
Fonte: Disponível em: www.auladehistoria.net> Acesso em: 31 jul 2013.
A) Explique o significado de ordem bipolar.
B) Ao longo de mais de quarenta anos de existência, a ordem bipolar foi marcada por períodos de tensões e período de distensão. Caracterize esses dois períodos.
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Observe a imagem e responda.
Disponível em: 1.bp.blogspot.com/.../s400/Feudalismo1.jpg. Acesso em 29/11/09
Com base na imagem, podemos definir feudalismo como uma forma de organização em que