Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Os 18 do Forte
O jornal Gazeta de Notícias foi o primeiro a dar a notícia de que o número de heróis que participaram da saga foi 18. Não seria a primeira nem a última vez em que o rigor histórico haveria de ceder lugar à lenda. Cantado em verso e prosa, o feito dos 18 do Forte incendiou corações e mentes e ganhou a força do mito.
Os 18 do Forte. Disponível em: <www.horadopovo.com.br/Colunistas/SergioRub/18Forte.htm>. Acesso em: 21 nov. 2016.
O “feito dos 18 do Forte”, como mencionado no texto, fez parte de uma série de levantes que ocorreram dentro das linhas militares durante os primeiros anos da década de 1920. Como esse movimento ficou conhecido?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Observe a reta numérica.
Enunciado:
- a) Assinale com um X os números que podem estar no intervalo colorido da reta.
27
290
135
264
307
738
401
398
450
b) Escreva dois números ímpares que podem estar no intervalo colorido da reta numérica. Eles devem ser diferentes dos números que você assinalou com um X na atividade anterior.
- Arte
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2016.
Os azulejos das fachadas do centro histórico de São Luís (MA) integram o patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco. A técnica artística utilizada para a produção desses revestimentos advém das
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST) A figura abaixo representa uma célula diploide e as células resultantes de sua divisão.
Nesse processo,
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UFU) O período posterior à Segunda Guerra Mundial foi de enorme crescimento produtivo nos países desenvolvidos. Denominados de anos gloriosos ou de idade do ouro, o fato é que os primeiros trinta anos do pós-guerra constituíram uma era única na história contemporânea. A espantosa recuperação do mundo capitalista, quanto ao crescimento econômico e avanços tecnológicos, revolucionou as pautas de consumo e comportamento até então existentes.
PADRÓS, Enrique Serra. Capitalismo, prosperidade e estado de bem-estar social. In: FILHO, Daniel Aarão Reis. FERREIRA, Jorge e ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX. O tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 229. (Adaptado).
A euforia econômica que caracterizou o mundo capitalista nos trinta anos seguintes ao fim da II Guerra estava fortemente relacionada