(UFRGS) A mitocôndria é uma organela da célula eucariótica.
Considere as seguintes afirmações sobre essa organela.
I. A membrana interna forma pregas, possibilitando o aumento da superfície que contém proteínas e enzimas da cadeia respiratória.
II. A membrana externa apresenta aceptores que participam da glicólise.
III. Ela está presente em abundância nas células do tecido muscular estriado esquelético.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Grandezas
Texto base:
Enunciado:
- a) Na primeira semana de maio, o número de casos registrados da doença Zica foi muito menor. Calcule qual foi o número de casos registrados no início de maio deste ano.
- b) Calcule a razão do número de notificações de febre chikungunya nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste em relação ao total. Depois, escreva essas razões na forma de porcentagem.
- História | 4.2 Baixa Idade Média
[1] O castelo, a igreja e a cidade foram cenários de teatro.
É sintomático que a Idade Média tenha ignorado um lugar
próprio para o teatro. Os palcos e as encenações eram
[4] improvisados onde houvesse um centro de vida social. Na
igreja, as cerimônias religiosas eram festas, e do drama
litúrgico é que saiu o teatro. No castelo, os banquetes, torneios,
[7] espetáculos de trovadores, jograis, dançarinos e domadores de
ursos se sucediam. Nas cidades, teatros mambembes
ergueram-se nas praças. Todas as classes sociais faziam das
[10] festas familiares cerimônias ruinosas: os casamentos deixavam
os camponeses empobrecidos por anos e os senhores, por
meses. Os jogos exerciam uma sedução singular sobre a
[13] sociedade. Escrava da natureza, ela entregava-se ao acaso: os
dados rolavam em todas as mesas. Prisioneira de estruturas
sociais rígidas, ela transformou a própria estrutura social em
[16] um jogo.
Jacques Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005, p. 362 (com adaptações).
No que se refere ao trecho de texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.
Ao mencionar “estruturas sociais rígidas” (l. 14 e 15), o texto remete à organização da sociedade feudal que, tendo vigorado em grande parte da Europa medieval, foi marcada pelas relações servis de produção e de suserania e vassalagem, nas quais a lealdade era pressuposto essencial.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
O cabo e o soldado
Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
– Eu sou irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar.
Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
– Ora essa, o parente é seu.
SELEÇÕES. Rio de Janeiro: Readers Digest, dez. 1998.
Seção rir é o melhor remédio. p.91.
Releia o trecho:
“... quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo.”
No fragmento acima, a conjunção “quando” introduz na narrativa um fato relacionado à ideia de
- História | 5.7 Iluminismo
Quando Deus tremeu
Dois terremotos encontraram intersecções em Lisboa, no dia 1.º de novembro de 1755. Um geológico e outro filosófico. O geológico, estimado em 9 pontos na escala Richter, com epicentro no Oceano Atlântico, a uma centena de quilômetros da costa de Portugal, muito semelhante, portanto, ao tremor que, recentemente, deixou o Japão de joelhos, destruiu três quartos das construções da capital do país. O terremoto filosófico, com epicentro na França, já vinha sacudindo a Europa desde o início do século XVIII — e tão forte se revelou que acabaria por conferir à época o nome de Século das Luzes.
Veja, 16/3/2011, p. 94 (com adaptações).
O corpo político, como o corpo do homem, começa a morrer desde o nascimento e traz, em si mesmo, as causas de sua destruição. Mas um ou outro podem ter uma constituição mais ou menos robusta e capaz de conservá-los por mais ou menos tempo. A constituição do homem é obra da natureza, a do Estado, obra de arte.
Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, p. 102.
Julgue o item a seguir, relativos aos temas abordados nos textos acima.
A menção a um terremoto filosófico, ocorrido ao longo do século XVIII, remete ao Iluminismo, que teve, entre seus expoentes, Rousseau, Voltaire e Montesquieu. Por defender teses que questionavam os regimes absolutistas, o pensamento iluminista forneceu sustentação ideológica à Era Revolucionária, responsável pelo colapso do Antigo Regime, na Europa, e do Antigo Sistema Colonial, nas Américas.
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Professor(a), leia e analise com os alunos a tirinha do Calvin.
Disponível em: <https://raizdocirculo.files.wordpress.com/2010/03/calvinharodotira381.gif>. Acesso em: 18 dez. 2016. (fragmento)
- Atividade 1: Um cartão para um amigo
Distribua folhas de papel color set, papel cartão ou outro tipo de papel que seja mais firme, no tamanho A5 (metade de uma folha A4)
Peça que dobrem ao meio para fazerem um cartão.
Disponibilize lápis de cor, lápis de cera, caneta hidrocor, revistas para recortar, cola, tesoura, etc.
Oriente-os a elaborar um cartão sobre o valor da amizade, utilizando os materiais disponibilizados.
Todos deverão escrever uma mensagem no cartão e assinar.
- Atividade 2: Abraço de tigre e um cartão para o amigo secreto
Escreva os nomes de todos os alunos em pedaços de papel e faça um sorteio, de modo que cada um não tire o próprio nome.
Em seguida, escolha um dos alunos para iniciar a atividade.
Solicite que apresente o cartão confeccionado na atividade 1 à turma e entregue o cartão ao colega que tirou no sorteio.
Relembre a tirinha de Calvin, salientando que ao entregar o cartão ao colega, dê também um abraço de “tigre”.
E assim, sucessivamente, faça a entrega dos cartões.
Ao final, convide-os a dar um grande abraço coletivo.
Faça o registro fotográfico da atividade e do abraço coletivo. Depois monte um mural com as fotos ou disponibilize no site ou rede social do colégio.
Obs.: Professor(a), participe também da atividade confeccionando o seu cartão