(FGV) As células procariontes e as células eucariontes diferenciam-se e assemelham-se em diversos aspectos, como, por exemplo, quanto à presença de membranas internas, constituindo as organelas e o envoltório nuclear, e quanto à constituição dos envoltórios membranosos.
Assinale a alternativa que cita, correta e respectivamente, uma diferença e uma semelhança relacionadas às membranas das células procariontes e eucariontes.
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS)
Elemento químico
1ª E.I.
2ª E.I
3ª E.I.
X
520
7297
11.810
Y
900
1.757
14.840
A energia de ionização é uma propriedade periódica muito importante, pois está relacionada com a tendência que um átomo neutro possui de formar um cátion. Observe na tabela os valores de energias de ionização (E.I. em kJ/mol) para determinados elementos químicos. Com base nas variações das energias de ionização apresentadas na tabela, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) X é um metal e possui 3 elétrons na camada de valência.
( ) Y é um metal e possui 2 elétrons na camada de valência.
( ) X pertence ao grupo 1 e Y ao grupo 2 da Tabela Periódica, formando com o enxofre substâncias de fórmula molecular, respectivamente, X2S e YS
( ) Se X e Y pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica, com ambos no estado neutro, Y possui maior raio atômico que X
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Filosofia | 2.2 Clássica
TEXTO I
Sócrates – Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar à cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.A Alegoria da caverna: A República. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
TEXTO II
Sócrates – Agora, caro Glauco, é preciso aplicar toda esta alegoria a tudo o que dissemos antes. Compare o mundo visível à caverna e a chama ao Sol. A subida do cativo para contemplar a realidade superior, você não haveria de se desiludir, se a comparasse à alma que se eleva para o mundo inteligível. Ela (a ideia do bem) gerou no mundo visível a luz e as fontes, enquanto que no mundo inteligível ela mesma abre as portas da verdade e da inteligência e quem queira se portar sabiamente em particular e em público deve contemplar essa ideia.
PLATÃO. A República. São Paulo: Escala Educacional, 2006. p. 47.
“Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo Platão. Nesses excertos, esse pensador defende que o conhecimento verdadeiro é alcançado no mundo
- Física
Circuito com capacitor
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UERN) Em um circuito, denomina-se nó ao ponto onde as correntes se dividem ou se unem e denomina-se malha um percurso fechado qualquer de um circuito.Com base nos conhecimentos sobre as Leis de Kirchhoff, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Fazendo-se um percurso fechado qualquer em um circuito, a soma algébrica das variações do potencial deve ser constante e não nula.
( ) A energia recebida pelas cargas, nos geradores, é igual à energia perdida, nos resistores e receptores, em um percurso fechado.
( ) A soma das correntes que chegam é igual à soma das correntes que saem, em um nó.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(FAMERP) A fórmula corresponde à estrutura do antisséptico cloreto de benzetônio.
De acordo com a fórmula apresentada, é correto afirmar que o cloreto de benzetônio é