Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
TEXTO I
Modelos de Mujer
[…] Mido casi un metro setenta, y eso está bien, pero la última vez que pesé cincuenta y cuatro kilos estaba a punto de cumplir quince años. Eso no tendría mucha importancia si no fuera porque casi siempre peso un poco – uno de esos «pocos» tan elásticos que parecen conceptos de goma – más de sesenta, que no es ya el peso ideal, sino apenas el normal, y eso está francamente mal cuando no tengo un buen día, que de unos años a esta parte es, más o menos, todos los días. Soy lo que la gente suele llamar «una mujer grande», y tengo tanto éxito con los albañiles que trabajan en la calle, como desprecio inspiró a las redactoras de páginas de moda. Mi cara me gusta, y me gusta mi piel, y mi pelo castaño, espeso y ondulado, aunque a veces preferiría ser más rubia, o morena del todo, para escapar de la apabullante mayoría estadística de los tonos marrones, que son los míos y los de casi todo el mundo, por mucho que yo me empeñe en subirme la moral de vez en cuando diciéndome que, en realidad, tengo los ojos de color avellana. […]
GRANDES, A. In: Modelos de Mujer. España: Editorial Tusquets, 2009 (fragmento).
TEXTO II
MAITENA. Disponível em: http://www.maitena.com.ar. Acesso em 03 jan. 2020
É normal encontrarmos estereótipos de como a mulher perfeita deve ser fisicamente. Nas revistas de moda são apresentadas cada vez mais mulheres sem nenhum defeito em seus corpos. Com base no texto e na figura de Maitena é possível compreender que o(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento e responda:
Se alguém perguntar por que morremos, diga-lhe, porque nossos pais mentiram.
Epitáfio de um combatente da Primeira Guerra Mundial. In: SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole.
São Paulo: Cia. das letras, 1998. p. 333.
Analisando o texto, é correto afirmar que o epitáfio
- Física | 2.6 Hidrostática
(UESB) Um submarino encontra-se a uma profundidade de 100,0 m do nível do mar. Considere a massa específica da água do mar igual 1,0 g/cm³ e a aceleração da gravidade igual 10,0 m/s². Para que tripulação sobreviva, um descompressor mantém o seu interior a uma pressão constante igual à pressão atmosférica ao nível do mar.
Com base nessas informações, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A pressão hidrostática no ponto onde se encontra o submarino é de 10,0 atm.
( ) A pressão externa total sobre o submarino é de 11,0 atm
( ) A pressão interna total é de 11,0 atm.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Matemática | A.2 Segundo Grau
A figura abaixo representa um portal de entrada de uma cidade cuja forma e um arco de parábola. A largura da base (AB) do portal e 8 metros e sua altura é de 10 metros. A largura MN, em metros, de um vitral colocado a 6,4 metros acima da base é:
- Física
Em um laboratório localizado em um planeta desconhecido, um grupo de pesquisadores observa o deslizamento de um bloco em um plano inclinado. Nota-se que o bloco parte do repouso e atinge o final da rampa em 10segundos e com velocidade de 4 m/s Neste mesmo ambiente, encontra-se instalado um manômetro do tipo “tubo em U” que tem por objetivo medir o diferencial de pressão entre dois reservatórios que se localizam em cada ponta do tubo. Sabe-se que o fluido manométrico é feito através da mistura da mesma quantidade em massa de dois óleos miscíveis distintos. Levando em conta os dados abaixo, pode-se afirmar que o coeficiente de atrito (dinâmico) entre o bloco e o plano inclinado na situação física descrita é:
Dados:
- altura máxima do plano em relação à horizontal: 6m
- comprimento da rampa: 10m
- diferença entre as pressões nos reservatórios:0,18kPa
- cota de desnível do fluido manométrico: 30 cm
- massas específicas dos óleos: 0,3g/cm3, 0,9g/cm3
Observação:
- considere que a massa, em kg da mistura dos óleos é igual a soma das massas, em kg das massas de cada óleo.