Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A questão agrária e as lutas de hoje pela terra são herdeiras de processos transcorridos nas décadas de 1940 a 1960. Contudo, se no contexto anterior a questão agrária tinha em sua base o arcaísmo do mundo rural, hoje ela é resultante dos processos de modernização da agricultura.
GRYNSZPAN, M. Tempo de Plantar, tempo de colher. In: Nossa História. Ano 1, nº 9,
São Paulo: Vera Cruz, jul. 2004 (adaptado).A modernização da agricultura no Brasil aprofundou as causas da luta pela terra a partir dos anos 1970, pois
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).
O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração "Noites do Terror", de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor:
- História
Entre os séculos XV e XVIII, 50 % de todo ouro produzido no mundo foi extraído do Brasil e 70 % desse total saiu da capitania de Minas Gerais. Mas só uma parte pequena do ouro ficou aqui. Grande parte do ouro do Brasil, no século XVIII, contribuiu para o enriquecimento da Inglaterra.
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo, História sociedade & cidadania. 8º ano. 1ª edição São Paulo: FTD, 2006. p.91.
Sobre o ciclo da exploração do ouro no Brasil colonial, assinale a alternativa CORRETA:
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Para formar o sólido abaixo, representado em perspectiva isométrica, foram unidos 3 poliedros
Assinale a alternativa que representa a vista lateral desse sólido.
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNICENTRO)
I. 21084Po → 42α + X II. 22688Ra → Z + 22286Rn
O ano de 2011 foi escolhido pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada, IUPAC, como o Ano Internacional da Química, em homenagem ao centenário do prêmio Nobel de 1911, recebido por Marie Curie, uma das responsáveis pela descoberta dos radionuclídeos polônio e rádio, cujas reações de desintegração nucleares estão representadas, respectivamente, pelas equações I e II.
Considerando-se as informações do texto e as equações que representam a desintegração dos radionuclídeos polônio e rádio, é correto afirmar: