Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(IFSP) Com a intenção de se preparar para uma maratona, Branca de neve e Encantado começaram um treino diário de corrida e pediram ajuda para a experiente maratonista Fada madrinha. A instrutora, então, com a ajuda de um dispositivo eletrônico de última geração, conhecido como radar, plotou gráficos da velocidade de cada um pelo tempo em que ficava observando.
Certo dia, apresentou os gráficos aos dois, utilizando para isso a mesma escala nos eixos, sendo VE a velocidade de Encantado e VB a velocidade de Branca de neve.
Baseando-se nos gráficos apresentados, durante o intervalo de tempo T observado, podemos concluir corretamente que
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UEFS)
As equações químicas I e II representam resumidamente, o processo de obtenção do níquel a partir de sulfeto de níquel.
Considerando-se essas equações químicas I e II, é correto afirmar:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Os gráficos representam a produção de peças em uma indústria e as horas trabalhadas dos funcionários no período de cinco dias. Em cada dia, o gerente de produção aplica uma metodologia diferente de trabalho. Seu objetivo é avaliar a metodologia mais eficiente para utilizá-la como modelo nos próximos períodos. Sabe-se que, neste caso, quanto maior for a razão entre o número de peças produzidas e o número de horas trabalhadas, maior será a eficiência da metodologia.
Em qual dia foi aplicada a metodologia mais eficiente? - Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO)
GLASBERGEN, R. Today’s cartoon. Disponível em: http://www.glasbergen.com. Acesso em: 23 jul 2010.
Na fase escolar, é prática comum que os professores passem atividades extraclasse e marquem uma data para que as mesmas sejam entregues para correção. No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
A figura mostra uma praça circular que contém um chafariz em seu centro e, em seu entorno, um passeio. Os círculos que definem a praça e o chafariz são concêntricos.
O passeio terá seu piso revestido com ladrilhos. Sem condições de calcular os raios, pois o chafariz está cheio, um engenheiro fez a seguinte medição: esticou uma trena tangente ao chafariz, medindo a distância entre dois pontos A e B, conforme a figura. Com isso, obteve a medida do segmento de reta AB : 16m.Dispondo apenas dessa medida, o engenheiro calculou corretamente a medida da área do passeio, em metro quadrado.A medida encontrada pelo engenheiro foi: