(PUCRJ) Observe os cladogramas abaixo e assinale a afirmativa correta. Considere A, B e C como sendo três espécies distintas.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Entrevista com Marcos Bagno
Pode parecer inacreditável, mas muitas das prescrições da pedagogia tradicional da língua até hoje se baseiam nos usos que os escritores portugueses do século XIX faziam da língua. Se tantas pessoas condenam, por exemplo, o uso do verbo “ter” no lugar de “haver”, como em “hoje tem feijoada”, é simplesmente porque os portugueses, em dado momento da história de sua língua, deixaram de fazer esse uso existencial do verbo “ter”.
No entanto, temos registros escritos da época medieval em que aparecem centenas desses usos. Se nós, brasileiros, assim como os falantes africanos de português, usamos até hoje o verbo “ter” como existencial é porque recebemos esses usos de nossos ex-colonizadores. Não faz sentido imaginar que brasileiros, angolanos e moçambicanos decidiram se juntar para “errar” na mesma coisa. E assim acontece com muitas outras coisas: regências verbais, colocação pronominal, concordâncias nominais e verbais etc. Temos uma língua própria, mas ainda somos obrigados a seguir uma gramática normativa de outra língua diferente. Às vésperas de comemorarmos nosso bicentenário de independência, não faz sentido continuar rejeitando o que é nosso para só aceitar o que vem de fora.
Não faz sentido rejeitar a língua de 190 milhões de brasileiros para só considerar certo o que é usado por menos de dez milhões de portugueses. Só na cidade de São Paulo temos mais falantes de português que em toda a Europa!
Informativo Parábola Editorial, s/d.
Na entrevista, o autor defende o uso de formas linguísticas coloquiais e faz uso da norma padrão em toda a extensão do texto. Isso pode ser explicado pelo fato de que ele:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve
- História - Fundamental | 11. Expansão das Fronteiras da América Portuguesa
Observe o mapa.
Desde que chegaram ao território brasileiro até o século XVII, os portugueses ocuparam apenas metade da área que configura o Brasil atual. Isso ocorreu porque
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Texto base:
Enunciado:
- A) Y ahora que ya has leído el texto, ¿sabrías decir qué tipo de texto es?
- B) ¿Qué elementos del texto te han conducido a esa conclusión?
- C) ¿Serías capaz de escribir un pequeño texto de ese mismo tipo sobre el tema "Tiempo"? Te damos algunas palabras que, quizás, querrás usar: tiempo, hacer lo que me gusta, divertirme, descansar, leer, jugar, amigos, casa, familia.
¡Adelante! Usa tu imaginación.
- Química | A. Equilíbrio Químico
Considere a seguinte reação química e a respectiva lei de velocidade experimental:
Para esta reação, são propostos os mecanismos reacionais I, II e III com suas etapas elementares de reação:
I.
equilíbrio rápido
lenta
II.
equilíbrio rápido
lenta
III.
rápida
equilíbrio rápido
equilíbrio rápido
lenta
Dos mecanismos propostos, são consistentes com a lei de velocidade observada experimentalmente