A sequência correta, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia o texto e responda.
O Corpo
Arnaldo Antunes
O corpo existe e pode ser pego.
É suficientemente opaco para que se possa vê-lo.
Se ficar olhando anos você
pode ver crescer o cabelo.
O corpo existe porque foi feito.
Por isso tem um buraco no meio.
O corpo existe, dado que exala cheiro.
E em cada extremidade existe um dedo.
O corpo se cortado espirra um líquido vermelho.
O corpo tem alguém como recheio.
Disponível em: <www.letras.mus.br/arnaldo-antunes/91671/>.
O texto sugere que o corpo é
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Eu vô transmiti po sinhô logo uma passage muito importante, qu' eu iscutei um velho de nome Ricardo Caetano Alves, que era neto do propietário da Fazenda do Buraca. O pai dele, ele contava que o pai dele assistiu uma cena muito importante aonde ele tava, do Jacarandá, o chefe dos iscravo do Joaquim de Paula, com o chefe dos iscravo do Vidigal, que chamava, era tratado Pai Urubu. O Jacarandá era tratado Jacarandá purque ele era um negro mais vermelho, tá intendeno com' é que é, né? Intão é uma imitância de cerno de Jacarandá, intão eles apilidaro ele de Pai Jacarandá. Agora, o Pai Urubu, diz que era o mais preto de todos os iscravo que era cunhicido nessa época. Intão ele ficô com o nome Pai Urubu. É quem dirigia, de toda confiança dos sinhores. Intão os sinhores cunhiciam eles como "pai": Pai Urubu, Pai Jacarandá, Pai Francisco, que é o chefe da Fazenda das Abóbra, Pai Dumingo, que era da Fazenda do Buraca.
SOUZA, J. Negros pelo vale. Belo Horizonte: Fale-UFMG, 2009 .
O texto é uma transcrição da narrativa oral contada por Pedro Braga, antigo morador do povoado Vau, de Diamantina (MG). Com base no registro da fala do narrador, entende-se que seu relato:
- Física | A. Leis de Newton
Em 1543, Nicolau Copérnico publicou um livro revolucionário em que propunha a Terra girando em torno do seu próprio eixo e rodando em torno do Sol. Isso contraria a concepção aristotélica, que acredita que a Terra é o centro do universo. Para os aristotélicos, se a Terra gira do oeste para o leste, coisas como nuvens e pássaros, que não estão presas à Terra, pareceriam estar sempre se movendo do leste para o oeste, justamente como o Sol. Mas foi Galileu Galilei que, em 1632, baseando-se em experiências, rebateu a crítica aristotélica, confirmando assim o sistema de Copérnico.
Seu argumento, adaptado para a nossa época, é: se uma pessoa, dentro de um vagão de trem em repouso, solta uma bola, ela cai junto a seus pés. Mas se o vagão estiver se movendo com velocidade constante, a bola também cai junto a seus pés. Isto porque a bola, enquanto cai, continua a compartilhar do movimento do vagão.
O princípio físico usado por Galileu para rebater o argumento aristotélico foi
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Leia a tirinha e responda à questão. DZWONIK, Cristian. Gaturro. Tradução Maria Alzira Brum Lemos.
Cotia, SP: Vergara&Riba Editoras, 2008. v.1, p. 37.
Enunciado:
Os quadrinhos sem balões de fala e a expressão admirada de Gaturro indicam
- Biologia
(UFU) Faça a correlação entre as doenças humanas apresentadas na COLUNA A com os agentes causadores descritos na COLUNA B.
Coluna A
Coluna B
1- Candidáse
A – Platelminto
2- Ancilostomíase
B – Protozoário
3- Esquistossomose
C- Fungo
4- Toxoplasmose
D – Bactéria
5- Tuberculose
E – Nematódeo
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta