(UFG) Os animais não podem digerir a celulose sem a ajuda de bactérias, e muitos vertebrados reservam um beco sem saída no intestino, o ceco, que abriga esses micro-organismos. O apêndice humano é um resquício do ceco mais avantajado dos nossos ancestrais vegetarianos.
DAWKINS, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. São Paulo:
Este texto exemplifica a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O período da Nova República contou com diferentes governos, os quais apresentaram avanços significativos em algumas áreas e a manutenção de problemas em outros âmbitos.
Relacione corretamente cada presidente às ações do seu governo:
(1) Fernando Collor de Mello
(2) Fernando Henrique Cardoso
(3) Luís Inácio Lula da Silva
(4) José Sarney
(5) Dilma Roussef
( ) Optou por dar continuidade ao plano econômico que havia sido adotado pelo governo FHC. O objetivo era manter a inflação sob controle e adotou programas sociais que beneficiaram milhares de famílias brasileiras, permitindo que elas saíssem da linha da pobreza.
( ) Em seu governo a queda da inflação melhorou o poder aquisitivo da população e estimulou diversos setores da economia, mas foi criticado por vender empresas estatais a empresários particulares.
( ) Durante o seu primeiro governo, foi várias vezes alvo de questionamentos por causa de sua relação com o governo Lula, investigado em denúncias de corrupção. Em seu segundo mandato, uma grave crise econômica e social aconteceu no mundo, causando tensões políticas, fechamento de empresas e aumento da inflação e do desemprego.
( ) Primeiro presidente da República civil desde a década de 1960. Existia em seu governo muita desconfiança, por ter ele apoiado o regime militar no passado e também porque foi um dos políticos que votaram contra o projeto de eleições diretas para presidente, em 1984.
( ) Seu governo foi o mais criticado da história do nosso país. Para combater a inflação, sua equipe elaborou um plano econômico que confiscou boa parte do dinheiro que os brasileiros tinham guardado nos bancos. E estava envolvido em sérias denúncias de corrupção e mau uso do dinheiro público.
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
O MUNDO ÁRABE E O MUNDO MUÇULMANO
ALMEIDA,L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Fronteirasda globalização.São Paulo: Ática, 2004.
A ideia do “Choque de Civilizações” difundida na década passada pelo cientista político Samuel Huntington, ainda que polêmica, temo mérito de incentivar a reflexão acerca de uma ordem de poder mundial que não mais expressa apenas as diferenças econômicas entre os países. Um aspecto dessa ordem mundial pode ser observado no mapa acima.
A escolha do título do mapa se justifica por expressar a diferença entre
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Enfim, sabemos que a “história nacional” e a “cultura brasileira” não eram entidades naturais. E todo o esforço dos homens de letras foi o de transformar determinados valores, personagens, sentimentos e acontecimentos em tradições que deveriam por sua vez ser experimentadas e guardadas como entidade natural. Se essas tradições correspondiam ou não à verdade dos acontecimentos não importa, nem constitui uma questão, na medida em que elas não visavam a descrever uma realidade, mas sim conferir-lhe um sentido, bem como produzir a solidariedade social e viabilizar um projeto coletivo, de nação e de República.
DANTAS, Carolina Vianna. Cultura história, República e o lugar dos descendentes de africanos na nação. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel e GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 245 (Adaptado).
A transição para a República, no Brasil, também foi marcada por “batalhas de memórias” e pela criação e recriação de mitos políticos entre os grupos políticos que procuravam afirmar seu poder. Esta dimensão simbólica pode ser ainda exemplificada
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEG) No processo de evolução da tabela periódica, os modelos de Mendeleev e Moseley foram as formulações mais bem-sucedidas para demonstrar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos. Nesse contexto, a diferença básica entre os modelos de Mendeleev e Moseley residem, respectivamente, na forma de organização dos seguintes parâmetros atômicos:
- Matemática | B. Regra de Três
Um carro gasta 14 litros de gasolina para fazer um percurso de 154 quilômetros. Nessas condições, para percorrer 429 quilômetros, o carro gastará, em litros, uma quantidade de gasolina igual a: