(UFJF) Um nome importante na origem do pensamento evolucionista é o do francês Jean-Baptiste Lamarck, que publicou uma série de obras sobre sua teoria evolutiva, sendo a mais conhecida a de 1809 no seu livro “Filosofia Zoológica”. Dentre as suas ideias, uma relaciona o ambiente à mudança de hábitos de um ser vivo, levando à alteração de certas estruturas em seu organismo. Essa ideia é conhecida como a lei de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Pensava em escrever esta coluna sobre o consumismo natalino, mas percebi que não adiantaria muito. Afinal, quem é que quer ouvir bronca justo no Natal? As férias já começaram e todo mundo está no bem-bom, brincando na casa da avó com os primos ou trançando nas pernas das mães, que preparam os quitutes para a festa.
Com o tempo corrido, são poucas as situações como o Natal, quando podemos juntar nossas famílias e encontrar os primos, tios, tias, avôs e avós. Às vezes dos dois lados da família, às vezes só de uma parte.
Em certas casas, ainda existe algum tipo de ritual natalino: a avó fica esperando a missa do galo, as crianças ficam esperando os presentes, alguns rezam. Mas tenho cá comigo que a grande maioria troca presentes, janta e pronto.
Pois, gente, queria propor uma coisa diferente. Não é muito grande nem nada, mas acho que está novamente na hora de vocês darem uma lição nos pais: aproveitem de verdade o dia e a festa, façam com que eles sejam especiais para além de todas as coisas que nos dizem nas propagandas da TV.
Para isso, vale tudo: cozinhem uma comida diferente, cantem uma música divertida, façam presentes vocês mesmos, enfim, inventem. Esse tipo de data existe para celebrarmos o amor entre nós, que no dia a dia fica tão difícil de demonstrar. Aproveitem de verdade a coisa boa do Natal, que é ficar junto. Feliz Natal!
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di22121207.htm>. Acesso em: 26 dez. 2012.)
Fica claro que o texto é dirigido a um leitor de pouca idade no trecho
- História | B. Roma
Em Roma e nas cidades mais afastadas e de difícil acesso do Império Romano, multidões – com a presença de alguns judeus, às vezes – atacavam com violência os cristãos. A lista de e mártires crescia cada vez mais. Como era raro que os cristãos fossem a maioria da população em qualquer cidade ou vila maior do império, eles dependiam da tolerância que lhes era concedida pelos outros. [...]. Às vezes, não prestavam homenagem suficiente àqueles imperadores romanos que, cada vez mais, viam-se como semelhantes aos deuses.
GEOFREY, B. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento educacional, 2008. VOT2022.
Desde sua origem o Cristianismo sofreu discriminação e perseguição por parte dos pagãos romanos. O governo de Roma perseguia e matava cristãos usando o argumento de que os seguidores de Cristo
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Udesc) Analise as proposições em relação aos fungos.
I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon.
II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores.
III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisiae usado na fabricação de bebidas alcoólicas.
IV. Os zigomicetos são fungos autotróficos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(CEFET-MG) O DNA apresenta diferentes níveis de condensação, conforme representado na figura. No momento em que o DNA de uma célula somática humana for visualizado no nível “F” de condensação, está ocorrendo o processo de
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
A busca pelo entendimento e compreensão das transformações gasosas que ocorrem na Natureza é realizada através da observação e medida das variações de temperatura, pressão e volume sofridas pelos gases.
O gráfico representado na figura mostra o comportamento de um gás ideal quando sofre a transformação ABCDA. Com base nas informações fornecidas pelo gráfico, pode-se afirmar que o trabalho total realizado nessa transformação é, em 109J, igual a