(FATEC) A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características:
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Maratonistas percorrem distâncias de mas dependem de uma boa oxigenação nos músculos. Se isso não ocorrer, o cansaço é extremo e pode causar desmaios. A utilização do oxigênio pelas células ocorre, inicialmente, pela combinação do com a hemoglobina do sangue formando a oxiemoglobina conforme o equilíbrio a seguir. O é o agente de transporte do para as células dos músculos, já que o não se dissolve bem no plasma sanguíneo e é sabido que o aumento da acidez no plasma sanguíneo favorece a dissociação da
Um indivíduo que possui elevada atividade respiratória (com grande produção de a quantidade de liberada nos tecidos é
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Considere a ação de se ligar uma bomba hidráulica elétrica para captar água de um poço e armazená-la em uma caixa d’água localizada alguns metros acima do solo. As etapas seguidas pela energia entre a usina hidroelétrica e a residência do usuário podem ser divididas da seguinte forma:
I - na usina: água flui da represa até a turbina, que aciona o gerador para produzir energia elétrica;
II - na transmissão: no caminho entre a usina e a residência do usuário a energia elétrica flui por condutores elétricos;
III - na residência: a energia elétrica aciona um motor cujo eixo está acoplado ao de uma bomba hidráulica e, ao girar, cumpre a tarefa de transferir água do poço para a caixa.
As etapas I, II e III acima mostram, de forma resumida e simplificada, a cadeia de transformações de energia que se processam desde a fonte de energia primária até o seu uso final. A opção que detalha o que ocorre em cada etapa é:
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Como membro do laboratório de metrologia Cloudlabs, você recebeu a encomenda de realizar testes elétricos para determinar os parâmetros da equação característica de um termistor (resistência usada como sensor) a fim de alertar sobre o aumento excessivo da temperatura do líquido de refrigeração em um carro. Sabe-se que o comportamento da resistência elétrica do material do qual o sensor é composto é linear e que a tensão de alimentação é 120 V. Para ajudá-lo, o laboratório possui um wattímetro digital (medidor de consumo), uma fonte de tensão variável e um forno de teste para controle de temperatura.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- História | 5.1 Expansão Marítima
(PUC-SP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
“O Descobrimento da América, no quadro da expansão marítima europeia, deu lugar à unificação microbiana do mundo. No troca-troca de vírus, bactérias e bacilos com a Europa, África e Ásia, os nativos da América levaram a pior. Dentre as doenças que maior mortandade causaram nos ameríndios estão as 'bexigas', isto é, a varíola, a varicela e a rubéola (vindas da Europa), a febre amarela (da África) e os tipos mais letais de malária (da Europa mediterrânica e da África). Já a América estava infectada pela hepatite, certos tipos de tuberculose, encefalite e pólio. Mas o melhor 'troco' patogênico que os ameríndios deram nos europeus foi a sífilis venérea, verdadeira vingança que os vencidos da América injetaram no sangue dos conquistadores. Traços do trauma provocado por essas doenças parecem ter-se cristalizado na mitologia indígena. Quatro entidades maléficas se destacavam na religião tupi no final dos Quinhentos: Taguaigba ('Fantasma ruim'), Macacheira ou Mocácher ('O que faz a gente se perder'), Anhanga ('O que encesta a gente') e Curupira ('O coberto de pústulas'). É razoável supor que o curupira tenha surgido no imaginário tupi após o choque microbiano das primeiras décadas da descoberta.”
Luiz Felipe de Alencastro. “Índios perderam a guerra Bacteriológica”.Folha de S. Paulo, 12.10.1991, p. 7. Adaptado.
O texto expõe uma das características mais importantes da expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI,
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) O tapete vermelho na porta é para você se sentir nas nuvens antes mesmo de tirar os pés do chão.
(Campanha publicitária de empresa aérea.)
Disponível em: http://quasepublicitarios.wordpress.com. Acesso em: 3 dez. 2012.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações de especificidade, de forma e de conteúdo. Para atingir seu objetivo,esse texto publicitário vale-se do procedimento argumentativo de