(IFSUL) Tanto o ser humano quanto uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes umas das outras. Entre os seres vivos ditos eucarióticos e os seres vivos ditos procarióticos podemos observar uma importante diferenciação a nível celular. A diferenciação a que se refere o enunciado acima, nas células eucarióticas, ocorre pela presença de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Texto base:
Enunciado:
a) O editorial analisado foi escrito em qual pessoa do discurso? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
b) Qual é o tema do editorial?
c) Explique o ponto de vista da revista a respeito desse tema.
- História
A arabização foi um fenômeno ligado à expansão muçulmana nos séculos VII e VIII. Sobre esse processo, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
A questão abaixo baseia-se na piada abaixo.
Maria perguntou ao Zé:
— Moooor, o que é leptospirose?
E Zé respondeu na lata:
— Fofa, é uma doença que ataca os usuário de lepitopi. É transmitida pela urina do mause.
Observação: A definição científica para leptospirose é: doença causada por bactérias, geralmente adquiridas pelo contato com a urina de ratos infectados.
No diálogo da piada, ambas as vírgulas têm a mesma função: separar
- Arte - Fundamental | 03.1. Gravuras
Materiais:
- Tinta guache acrilex
- Bandejinhas de isopor
- Cartolina branca no tamanho A4
- Palito de dente
Desenvolvimento:
1 – Apresentar o processo da xilogravura (gravura em madeira)
Uma matriz de xilogravura
Uma impressão simples em xilogravura
O artista entintando a matriz da xilogravura
O processo de impressão no papel
2 – Depois de apresentar o processo da xilogravura, propor aos alunos a experiência da gravura.
3 – Pedir aos alunos que façam alguns desenhos para realizarem uma gravura.
4 – Depois que eles fizerem os desenhos, poderão escolher um com a ajuda do professor para ser transferido para a bandejinha de isopor.
5 – Cada aluno vai retirar as bordas da bandejinha de isopor.
6 – Transferir o desenho com papel carbono para a bandejinha.
7 – em seguida, os alunos farão seu desenho com o palito de dente na bandejinha de isopor.
8 – Passar a tinta com pincel largo sobre a bandejinha de isopor desenhada.
9 – Colocar o papel por cima, prensar bem com as mãos e retirar o papel impresso com o desenho.
Observações:
1 – Várias impressões poderão ser feitas, inclusive em diferentes cores.
2 – Os alunos poderão trocar suas matrizes para imprimir ou realizar experiências imprimindo matrizes diferentes sobre o mesmo papel.
3 – Outra experiência interessante pode ser imprimir sobre papel color set colorido de cores contrastantes.
Referências:
Imagens sobre xilogravura:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Leia a tirinha.
Suponha que o fenótipo relacionado ao número de orelhas do coelho seja
condicionado por um par de alelos autossômicos. Um determinado cruzamento entre coelhos com duas orelhas gerou 25% de filhotes com apenas uma orelha, como os ilustrados na tirinha.
Caso dois coelhos com apenas uma orelha sejam cruzados, a porcentagem de filhotes nascidos com uma orelha e de filhotes nascidos com duas orelhas seria, respectivamente, de