(EEAR) Um corpúsculo de 10g está eletrizado com carga de 20 µC e penetra perpendicularmente em um campo magnético uniforme e extenso de 400 T a uma velocidade de 500 m/s descrevendo uma trajetória circular. A força centrípeta (Fcp) em N e o raio da trajetória (rT) em m são:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIT)
A Lei de H. Hess é uma lei experimental que tem importância fundamental no estudo da termoquímica e estabelece que a variação de entalpia em uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação. O diagrama representa as variações de entalpia de formação dos óxidos de estanho II e IV, à determinada temperatura, de acordo com a Lei de H. Hess.
Uma análise desse diagrama, com base na Lei de H. Hess, permite afirmar que a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA
35. Texto base: As crianças indígenas, desde que nascem, aprendem muito na relação com seus parentes. Na sociedade indígena, não existe a separação, adultos e crianças, pois ambos convivem num mesmo espaço. Caminham junto com eles, observam atentamente aquilo que os mais velhos estão fazendo ou dizendo; acompanham seus pais até a roça; vão pescar com os adultos e brincam muito! Cada brincadeira é um jeito de aprender uma habilidade que será importante no futuro como saber caçar, pescar, fazer pinturas no corpo, fabricar arcos e flechas, potes, cestos... (...) Disponível em < http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/aprender>. Acesso em: 22 de outubro 2015. As aldeias sofreram transformações ao longo dos anos, e, hoje, muitas tribos usam roupas como as pessoas das cidades. Continuam alimentando-se da colheita, da pesca e da caça. Moram em ocas ou locais seguros junto aos seus familiares. Algumas crianças frequentam escolas e outras não. A tecnologia chegou em algumas aldeias, usam computadores, celulares, mas preferem as brincadeiras ao ar livre.
Enunciado:
1. Compare o modo de vida de uma criança indígena com o seu modo de vida. Para isso, resolva as seguintes atividades.
a) A maneira como as crianças indígenas vivem (local, lazer, costumes) é a mesma da sua maneira de viver? Explique sua resposta.
b) Cite um exemplo de algo que você admira no modo de vida delas e que não pertence ao seu cotidiano. Explique sua escolha.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O pai de Ana Paula é carroceiro. Recolhe madeira, papelão, alumínio, latas que as pessoas jogam fora e vende para depósitos. Dizem que é um dos primeiros moradores da favela; chegou há seis anos. O pai de Fernanda é técnico em eletricidade. Ele trabalha fazendo manutenção das redes elétricas da cidade. Mora num condomínio fechado, recém construído.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 24 maio 1997. Adaptado.
Diante das duas realidades apresentadas no texto, pode-se afirmar que os dois personagens
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.
SILVA, C. C.; MARTINS, R A. Estudos de história e filosofia das ciências.São Paulo: Livraria da Física, 2006 (adaptado)
Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:
- Matemática | 01. Matemática Básica
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema solar, que orbita em torno da estrela Trappist-1, um astro do tamanho de Júpiter. Observações confirmam a existência de sete planetas nesse sistema, nomeados Trappist-1b, Trappist-1c, Trappist-1d, Trappist-1e, Trappist-1f, Trappist-1g e Trappist-1h. As órbitas dos sete planetas seguem um ritmo periódico, e o tempo que levam para completá-las pode ser expresso por razões simples. Por exemplo, os tempos de órbita do Trappist-1c e do Trappist-1b estão na razão 8:5. Já os tempos do Trappist-1d e do Trappist-1c estão na razão 5:3. O Trappist-1b leva 1 dia terrestre para completar uma órbita.
DOMÍNGUEZ, Nuño. Telescópio da NASA descobre um sistema solar com sete planetas como a Terra
O tempo terrestre de órbita do Trappist-1d é igual a