(UNESP) Um gerador portátil de eletricidade movido a gasolina comum tem um tanque com capacidade de 5,0L de combustível, o que garante uma autonomia de 8,6 horas de trabalho abastecendo de energia elétrica equipamentos com potência total de 1kW ou seja, que consomem, nesse tempo de funcionamento, o total de 8,6kWh de energia elétrica. Sabendo que a combustão da gasolina comum libera cerca 3,2 x 104kJ/L, a porcentagem da energia liberada na combustão da gasolina que será convertida em energia elétrica é próxima de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Cite um acontecimento do nosso país que possa ter motivado essa iniciativa popular.
- História | 5.9 Colonização da América
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra – ou a Conquista –, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México – a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano – como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?
TODOROV. T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes. 1991 (adaptado).
No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o texto e examine a imagem abaixo. “Felizmente somos todos diferentes, quer em nível físico, quer em nível emocional. O livro mostra crianças diferentes de vários cantos do globo.” Disponível em: <http://psicoterapiacomportamentalinfantil.blogspot.com.br/2012/03/somos-todos-diferentes-emma-damon.html> Acesso em: 10 set. 2014.
Enunciado:
Explique a frase que é o título do livro: “Somo todos diferentes”.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O veneno do bem
Imagine que você cortou o rosto e, em vez de dar pontos, o seu médico passa uma supercola feita de sangue de boi e veneno de cascavel. Isso pode mesmo acontecer. Mas não se assuste. A história moderna das serpentes não tem nada a ver com o medo ancestral que inspiram. Para a ciência, elas guardam produtos utilíssimos nas glândulas letais. O mais recente é uma cola de pele genuinamente brasileira, que, segundo os testes já feitos, dá uma cicatrização perfeita. A descoberta pertence à equipe do professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. E não é a primeira feita no Brasil. Nos anos 1960, o médico Sérgio Ferreira, atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, descobriu na jararaca uma molécula que em 1977 virou remédio contra a hipertensão.
Disponível em: www.super.abril.com.br. Acesso em: 2 mar. 2012 (fragmento).
Nos diferentes textos, pode-se inferir, entre outras informações, quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo. No trecho, para aproximar-se do interlocutor, o autor:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(FUVEST 2009 1ª FASE) Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peça original poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações de hidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, "cicatrizando" o corte.
Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, conforme figura 1.
No polímero supramolecular, conforme figura 2, cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em que x é, no máximo,