(EPCAR (AFA)) Considere um elétron partindo do repouso e percorrendo uma distância retilínea, somente sob a ação de um campo elétrico uniforme gerado por uma ddp U, até passar por um orifício e penetrar numa região na qual atua somente um campo magnético uniforme de intensidade B.
Devido à ação desse campo magnético, o elétron descreve uma semicircunferência atingindo um segundo orifício, diametralmente oposto ao primeiro. Considerando o módulo da carga do elétron igual a q e sua massa igual a m, o raio da semicircunferência descrita é igual a
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFSM) Observe a notícia:
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa.
( ) A criação de insetos é uma opção aos problemas ambientais decorrentes da agricultura e da pecuária extensiva, que usam muita água e produzem gases do efeito estufa.
( ) Os insetos são abundantes em todo o mundo e uma rica fonte de proteínas e minerais.
( ) Muitas culturas ao redor do mundo utilizam, há muito tempo, os insetos para alimentação da população e para fins medicinais.
A sequência correta é
- Química | 2.3 Termoquímica
O biogás pode substituir a gasolina na geração de energia. Sabe-se que 60% em volume, do biogás são constituídos de metano, cuja combustão completa libera cerca de 900 KJ/ mol.
Uma usina produtora gera 2.000 litros de biogás por dia. Para produzir a mesma quantidade de energia liberada pela queima de todo o metano contido nesse volume de biogás, será necessária a seguinte quantidade aproximada (em litros) de gasolina:
Note e adote:
- Volume molar nas condições de produção de biogás: 24 L / mol;
- energia liberada na combustão completa da gasolina: 4,5 X 104 KJ / L
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
TEXTO I
Em Bourdieu [...], a violência simbólica é marcada por uma relação implícita de submissão, por consenso ou por força, sem que os dominados reconheçam o aspecto coercitivo do poder. Desse modo, a violência simbólica funcionaria como a naturalização / subjetivação das estruturas objetivas, ou seja, a internalização de crenças na opressão como algo inevitável, ou a demonização / desumanização de indivíduos de maneira tal que se naturaliza a associação direta entre negros / maus, mulher / frágil, nordestino / sujo, etc.
SILVA, L. S. A violência simbólica contra a mulher no discurso jornalístico. Disponível em: https://www.iel.unicamp.br. Acesso em: 31 mar. 2017.
TEXTO II
Diariamente, ouvimos piadinhas, canções, poemas, ou vemo-nos diante de contos, novelas, comerciais, anúncios ou mesmo livros didáticos (ditos científicos!), de toda uma produção cultural que dissemina imagens e representações degradantes, ou que, de uma forma ou de outra, nos diminuem enquanto mulheres.SARDENBERG, C. A violência simbólica de gênero e a lei “antibaixaria” na Bahia. Disponível em: http://www.observe.ufba.br. Acesso em: 11 jun. 2018.
Segundo os textos, a violência simbólica se funda no(a)
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Um zootecnista pretende testar se uma nova ração para coelhos é mais eficiente do que a que ele vem utilizando atualmente. A ração atual proporciona uma massa média de 10 kg por coelho, com um desvio padrão de 1 kg, alimentado com essa ração durante um período de três meses.
O zootecnista selecionou uma amostra de coelhos e os alimentou com a nova ração pelo mesmo período de tempo. Ao final, anotou a massa de cada coelho, obtendo um desvio padrão de 1,5 kg para a distribuição das massas dos coelhos dessa amostra.
Para avaliar a eficiência dessa ração, ele utilizará o coeficiente de variação (CV) que é uma medida de dispersão definida por , em que s representa o desvio padrão e a média das massas dos coelhos que foram alimentados com uma determinada ração.
O zootecnista substituirá a ração que vinha utilizando pela nova, caso o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a nova ração for menor do que o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a ração atual.
A substituição da ração ocorrerá se a média da distribuição das massas dos coelhos da amostra, em quilograma, for superior a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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Preteen Worries: My family, my friends and me
Preteens tend to be tight-lipped---preferring to share secrets with their friends over their parents---so it’s natural for moms, dads and teachers to wonder what they worry about. A new KidsHealth KidsPoll was designed to provide some answers. The January 2008 poll surveyed 1,154 kids between the ages of 9 and 13, looking at how much they worry and what they worry about.
By far, the largest proportion (86 per cent) worry “almost all the time” or “a lot” about someone they love. They also worry about tests and grades, the future, their appearance, and making mistakes---in that order. But 1 out of 4 worry about their friends “almost all the time” and a third of them worry about friends “a lot.” In fact, friendships ranked among the top 8 of 20 pre-teen worries.
Available at: http://www.thefriendshipblog.com/blog/preteen-worries-my-family-my-friends-and-me. Access on: 20 Mar 2012
The conclusion of their survey is that