(EPCAR (AFA)) Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo.
As cargas q1 e q2 são desconhecidas. No centro O do quadrado o vetor campo elétrico E devido às quatro cargas, tem a direção e o sentido indicados na figura.
A partir da análise deste campo elétrico, pode-se afirmar que o potencial elétrico em O
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
Tendo conhecimento que os movimentos dos vegetais respondem à ação de hormônios, de fatores ambientais, de substâncias químicas e de choques mecânicos, observe as informações abaixo sobre esses movimentos relacionando-os às plantas 1 e 2.
Movimentos dos vegetais
- Tigmotropismo é o encurvamento do órgão vegetal em resposta ao estímulo mecânico.
- Gravitropismo é também chamado de geotropismo por muitos. O fator que estimula o crescimento do vegetal é a força da gravidade da terra, podendo ser negativo e positivo.
- Hidrotropismo é o movimento orientado para a água, enquanto que o quimiotropismo é o movimento orientado para determinadas substâncias.
- Fototropismo é a resposta do vegetal quando o estímulo é a luz. Os caules tendem a crescer em direção à luz, assim apresentando fototropismo positivo.
Fonte: SANTOS, F. S. dos; AGUILAR. J. B. V.; OLIVEIRA, M. M. A. de. Ser protagonista, Biologia Ensino Médio, 2º ano. São Paulo: Edições SM, 2010. (adaptado)
Os movimentos que ocorrem nas plantas 1 e 2 são, respectivamente:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: Observe os ângulos indicados na figura a seguir.
Marque a alternativa CORRETA relativa à classificação desses ângulos.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Potes de areia ou arroz
- Chapas de radiografia
- Aparelho de som
- Computador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar esta aula mostrando o vídeo do youtube que mostra como se produz a sonoplastia durante a exibição da história narrada:
- Disponível: Vídeo: Efeitos Sonoros Radionovela: <http://www.youtube.com/watch?v=xpAPjdLOT3c>
- Este vídeo mostra produção de sons com vários tipos de objetos durante a exibição do programa.
- Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões como por exemplo, como você imaginava a produção destes sons se estivesse só ouvindo? Os sons produzidos se assemelham aos sons reais?
- A partir das questões, o professor pode explicar a importância dos sons produzidos, tanto as músicas quanto os efeitos sonoros, na composição de cada parte da história. Inclusive o trabalho das vozes pelos atores. Vê-se que há um estudo aprimorado na emissão das vozes, utilizando artifícios como mexer na posição da boca, colocar a mão na frente, falar dentro do copo, essas são algumas formas de variar a voz.
- Comentar que essas produções de radionovela inspiraram a teledramaturgia na TV brasileira, fato que até hoje se apresenta nas novelas brasileira.
- Para aprofundar o conhecimento sobre a produção de trilha sonora em uma radionovela acesse o vídeo no Portal do Professor que demonstra como produzir alguns sons utilizando objetos, aplicando numa narração.
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- O professor vai propor para os alunos uma pesquisa sobre sonoplastia trazendo algumas questões como: O que é sonoplastia? Qual a importância dos sons e músicas nas radionovelas? Como eram feitos os sons nas radionovelas? O que são radionovelas e quando surgiram? Esta pesquisa pode ser realizada por meio de uma webquest. A webquest é uma forma de metodologia de pesquisa online, organizada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão.
- Para o professor conhecer o processo de criação de uma webquest, segue as orientações no link em <http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf>
- Para orientar como se elabora uma pesquisa acesse o link <http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm> (acessado em 24/06/12)
- Neste site é apresentado passo a passo de como realizar uma pesquisa escolar.
- Depois, em grupo, os alunos deverão selecionar algumas cenas de novelas trazidas de casa ou obtidas no laboratório de informática da escola. Após a escolha dos trechos, apresentar para a turma fazendo eles mesmos a fala e os efeitos sonoros ao vivo.
- Importante nesta atividade é a produção dos sons utilizando objetos sonoros produzidos pelos próprios grupos.
- Mostrar novamente o vídeo do Portal do Professor antes da atividade
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- Para produzir estes sons os alunos poderão confeccionar alguns objetos sonoros que podem ser feitos em casa ou na escola, como, por exemplo, potes com areia ou arroz (imitar som de chuva virando o pote de um lado para o outro), chapas de radiografias (som de trovoada) ou pode ser produzido por meio de sons vocais (imitando sons).
- Como exemplo de sons produzidos só com a boca, pode ser apresentado aos alunos o vídeo a seguir: <http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE>
-
- Coral representa sons do carro e do ambiente somente com a boca.
- Depois o professor poderá propor aos alunos a criação de suas próprias radionovelas.
- Para isso, poderão realizar em grupo a narração de uma história que poderá ser baseada em crônicas, quadrinhos, contos, lendas, etc.
- Nesta produção os alunos deverão privilegiar as falas de personagens, os efeitos sonoros produzidos ao vivo e música tema, que poderá ser gravada em casa ou anteriormente no laboratório de informática.
- Para o bom desenvolvimento desta atividade o professor deverá auxiliar os alunos a produzirem um roteiro com todas as partes já especificadas, com os personagens, os efeitos sonoros e a música.
- Esta atividade pode ser apresentada em sala de aula com uso de aparelho de som.
- Para a gravação sugere-se o editor de áudio Audacity. Veja o manual com tutorial na página Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf> (volume1)
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf> (volume2)
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41220>
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(Fac. Albert Einstein - Medicina) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes.
A planta em questão
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(FMP) O texto a seguir é um fragmento da letra da canção My Generation, gravada em 1965 pela banda britânica de rock The Who e livremente traduzida para o português.
As pessoas tentam fazer pouco da gente
Simplesmente porque existimos
A barra não anda muito legal
Espero morrer antes de ficar velho
Esta é a minha geração
MUGGIATI, R. Rock, o grito e o mito: música pop como forma de comunicação e contracultura. Petrópolis: Vozes, 1973. p. 47.
No mundo polarizado da Guerra Fria, que atitude da juventude daquela época está referida na canção?