A água a 60°C flui de uma torneira e cai dentro do aquário com uma vazão de 0,5 L/min. Considere que o calor específico da água é de 1,0 cal/g°C e a densidade da água 1,0 g/cm³ e que as perdas de calor para o meio ambiente sejam desprezíveis. Para que a temperatura final da água seja 40°C o tempo que a torneira ficará aberta será de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Leia o texto a seguir.
O Islã é o conjunto dos povos de civilização islâmica, que professam o islamismo; em resumo, é o mundo dos seguidores dessa religião. O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. O termo maometano às vezes é usado para se referir ao muçulmano, mas muitos rejeitam essa expressão - afinal, a religião seria de devoção a Deus, e não ao profeta Maomé.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/perguntas.html. Acesso em 19 jun. 2012.
Enunciado:
Complete o quadro com as informações sobre o Islã.
O Islã
- Quando e por quem foi fundado?
- Livro sagrado.
- Significado e importância da Hégira
- Física
Três blocos A, B e C, de massas M
A= 1,0 kg e MB = MC = 2,0 kg, estão acoplados através de fios inextensíveis e de pesos desprezíveis, conforme o esquema abaixo.Desconsiderando o atrito entre a superfície e os blocos e, também, nas polias, a aceleração do sistema, em m/s2, é igual a:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Donde se acomoda la usura
Nacen la ambición y el poder
Y este germina en la tierra
Que agoniza por interés.
Y una gaviota cuentan que decidió
En acto suicida inmolarse en el Sol
Ríe desprecios un barco que encalló
Y se desangra en su lecho: ¡la mar!
¡Ven!, quiero oír tu voz
Y si aún nos queda amor
Impidamos que esto muera
¡Ven! pues en tu interior
Está la solución
De salvar lo bello que queda.
“La costa del silencio”, de Mago de Oz.
Tomando como base o fragmento, pode-se dizer que a ideia central da canção “La costa del silencio”, da banda espanhola Mago de Oz, é o(a)
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIFACS) O sepultamento de cadáveres gera fontes de poluição para o meio físico e, por isso, deve ser considerado como atividade causadora de impacto ambiental. No entanto, apesar da existência de alguns relatos em Berlim, na Alemanha, e em Paris, na França, na década de 70, apontando o posicionamento dos cemitérios em relação a fontes de água, como lençóis freáticos e nascentes, como uma das causas de epidemias de febre tifoide, esses locais nunca foram incluídos entre as fontes tradicionais de contaminação ambiental. [...] As pesquisas sobre esse tema são recentes e a Universidade de São Paulo realiza estudos sobre a contaminação nos cemitérios paulistas de Vila Nova, Cachoeirinha e Vila Formosa.
Em um cemitério de Santos, São Paulo, a água subterrânea próxima a sepultamentos recentes apresentava alta condutividade elétrica e íons de cloreto e nitrato. [...] Outro pesquisador brasileiro, da Universidade de São Judas Tadeu, em São Paulo, investigou a situação de 600 cemitérios do país (75% municipais e 25% particulares) e constatou que de 15% a 20% deles apresentam contaminação do subsolo pelo necrochorume, líquido viscoso, de cor castanho-acinzentada, com 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas desagradáveis e é formado quando os corpos se decompõem. (SILVA; MALAGUTTI FILHO. 2009, p. 24).
Um bloco com massa m em forma de paralelogramo reto se encontra parcialmente submerso na água pura, de massa específica igual a 1,0 g/cm³, em equilíbrio. Sabendo-se que o mesmo bloco, quando imerso na água contaminada, diminui de 20% o seu volume submerso, é correto afirmar que a densidade da água contaminada é igual, em kg/m³, a
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UEMG) Zuenir Ventura, em sua crônica “Bonito por Natureza”, coloca o seguinte texto sobre a Gruta do Lago Azul.
“O passeio vale todos os sacrifícios, se é que se pode falar assim. Porque o espetáculo de descida é quase alucinógeno: é um milagre que aquelas estalactites da finura de agulha que descem do teto da gruta possam se sustentar como se fossem gotas interrompidas.”
VENTURA, 2012, p.127.
A equação química que mostra a formação das estalactites está representada a seguir.
Ca2+(aq) + 2 HCO3(s) ↔ CaCO3(s) + CO2(g) + H2O(l)
É CORRETO afirmar que a formação das estalactites é favorecida na seguinte condição: