A solução para o problema da falta de produtos que abasteciam as cidades no século XV foi:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Arte na Pré-História
Texto base: .
Enunciado:
Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.
A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.
As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.
Arquitetura
Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra. Também encontramos importantes monumentos megalíticos na Ilha de Malta e Carnac na França, todos eles com funções ritualisticas.
Escultura
A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;
Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.
Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos.
Pintura
As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como naturalista.
No período neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas.
Por volta de 2000aC as características da pintura a apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religiosos, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração (totens).
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-pre-historia.htm
Converse com a turma sobre a arte na pré-história, e como apesar da pouca evolução humana naquela época, a arte esteve presente deixando registros preciosos para podermos entender esse quebra-cabeça da história humana. Peça aos alunos para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites, e depois proporcione um espaço de discussão para compartilharem o material coletado. Nesse momento é importante que haja apreciação das imagens encontradas e que observem nessas imagens o uso das cores e das formas.
Dentre os objetos de fé o totem se apresentava não somente entre os povos da África, mas nas sociedades silvícolas norte-americanas, entre os aborígenes e os povos indígenas. Proponha aos alunos que confeccionem totens pintados. Os totens podem ser pintados em galhos que estejam retos ou em bambus. Primeiramente deve-se lixar um pouco a peça que será pintada e depois pintá-la com tinta acrílica branca a base d’água misturada com pigmento líquido ou em pó. Os motivos pintados e as cores empregadas devem ser inspirados nas imagens.
Acima há uma imagem de máscaras que não pode ser levada em consideração como exemplo de totem, mas sim como mostra das padronagens e cores utilizadas.
Depois de prontos, os totens podem ser fixados no jardim da escola.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Disponible en: <http://www.google.es> Acceso el 03 nov. 2014.
¿Sabes los nombres de estos objetos en español? Di cada uno de ellos y después comenta cuáles de ellos tienes en tu habitación.
- Matemática - Fundamental | 2.1 Conjuntos dos Números Inteiros
Gustavo está colecionando figurinhas para seu novo álbum da Copa do Mundo. Ele fez um gráfico para representar quantas figurinhas inéditas e repetidas vieram nos pacotinhos que ele comprou nas últimas quatro semanas.
Em qual semana ele obteve mais figurinhas inéditas e em qual ele obteve mais figurinhas repetidas?
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs)
O gráfico representa a variação da velocidade de reação em relação à variação da temperatura do ambiente de duas classes distintas de enzimas.
Considerando-se a análise das informações contidas no gráfico, pode-se inferir que
- Química | A. Equilíbrio Químico
(UNICAMP) O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, podendo causar dor e inflamação. A pHmetria esofágica de longa duração é um dos exames que permitem avaliar essa doença, baseando-se em um resultado como o que é mostrado a seguir.
Dados: O pH normal no esôfago mantém-se em torno de 4 e o pH da saliva entre 6,8 - 7,2
Assim, episódios de refluxo gastroesofágico acontecem quando o valor de pH medido é: