(PUC-RJ) Um carro percorre 20 km com velocidade de 60km/h. Para em um posto por 10 minutos e segue viagem por mais meia hora, a uma velocidade de 50km/h.
Qual a sua velocidade escalar média no percurso total, em km/h?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o fragmento de texto a seguir. Os problemas relacionados com a terra, a industrialização, a moradia, o desemprego, a educação e a saúde do povo – eis os pontos para cuja solução, juntamente com a restauração das liberdades públicas e da democracia política, se teriam encaminhado resolutamente nossos esforços [...]. Um governo revolucionário, depois de fixar suas parcelas, como donos, os 100 mil pequenos agricultores que hoje pagam renda, dedicar-se-ia a resolver definitivamente o problema da terra. CASTRO, Fidel. A história me absolverá. São Paulo: Alfa-Omega, 1986. (Fragmento)
Enunciado:
A Revolução Cubana foi um dos principais acontecimentos que marcaram os anos da Guerra Fria. Considerando este contexto, responda:
a) Identifique no discurso de Fidel Castro quais são os principais fatores que motivaram o início da Revolução.
b) Analise o impacto da Revolução Cubana para o acirramento das disputas que marcaram a Guerra Fria.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Nos processos industriais, como na indústria de cerâmica, é necessário o uso de fornos capazes de produzir elevadas temperaturas e, em muitas situações, o tempo de elevação dessa temperatura deve ser controlado, para garantir a qualidade do produto final e a economia no processo. Em uma indústria de cerâmica, o forno é programado para elevar a temperatura ao longo do tempo de acordo com a função
(Foto: Reprodução/Enem)em que T é o valor da temperatura atingida pelo forno, em graus Celsius, e t é o tempo, em minutos, decorrido desde o instante em que o forno é ligado. Uma peça deve ser colocada nesse forno quando a temperatura for 48°C e retirada quando a temperatura for 200°C.
O tempo de permanência dessa peça no forno é, em minutos, igual a
- Matemática | 07. Sistemas Lineares(ENEM 2009) De acordo com dados do IBGE, na relação entre as populações masculina e feminina no Brasil, observou-se, em 2000, o total de 29 homens para 30 mulheres. Se, no ano de 2000, a população brasileira era de 177 milhões de habitantes, qual o número de homens e de mulheres no referido ano?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Se, por um lado, o ser humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais.
ROSS. J. L S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP. 2005 (adtado).
A relação entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da leitura do texto, identifique a possível consequência do avanço da técnica sobre o meio natural.
- Geografia | 6.1 Agricultura
(FUVEST) Considere as anamorfoses:
As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.
Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.