(AFA) Os vetores A e B, na figura abaixo, representam, respectivamente, a velocidade do vento e a velocidade de um avião em relação ao vento em pleno vôo. Sabendo-se que o movimento resultante do avião acontece em uma direção perpendicular à direção da velocidade do vento, tem-se que o cosseno do ângulo entre os vetores velocidades A e B vale.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Lápis grafite 8B ou Lápis carvão - você encontrará em distribuidoras de material para Arte ou boas papelarias
- Cartolina branca no tamanho A4
- Spray fixador de lápis - fosco
Desenvolvimento:
1 - Observe o retrato de um casal apresentado na página 18 do Livro de Arte.
2 - Chame a atenção das crianças para o uso da luz e da sombra nesta imagem, ou seja, partes que estão em preto e outras que estão em branco.
3 - Vamos experimentar?
4 - Antes de partir para efetivar o desenho, apresente os materiais e deixe que as crianças experimentem as possibilidades dos mesmos num papel de rascunho.
5 - Em seguida sugira às crianças que façam um desenho utilizando a linha e o esfumaçar das linhas com os dedos.
6 - Após a realização dos desenhos (deixe que façam livremente), distribua uma borracha para cada um e explique que usarão a borracha como se fosse um lápis, realizando sobre o primeiro desenho interferências e novas linhas que tornarão o desenho anterior ainda mais rico de luz e sombra.
7 - Após terminarem a experiência, fixe cada trabalho com o spray de fixação e deixe secar.
8 - Monte os trabalhos sobre colorset colorido com margem de 7 cm e exponha com o título: "Uma experiência com luz e sombra".
Observações:
1 - Aqui, para quem não conhece, uma imagem da caixinha de lápis-carvão:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Algumas praças de pedágio utilizam um tipo de tecnologia na qual o motorista não precisa mais parar para efetuar o pagamento, evitando filas. Ela funciona por meio de etiquetas que não possuem nenhum tipo de bateria como fonte de alimentação e são instaladas no vidro da frente do automóvel. Para que o sistema funcione, uma antena, localizada no pedágio, atinge e etiqueta com uma radiofrequência constante, fazendo com que haja passagem de corrente elétrica e que o circuito elétrico funcione sem bateria.
A transmissão do sinal da antena, que realiza o funcionamento do circuito citado, é um exemplo de transformação de energia
- Geografia | 5.2 Migração
A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem.
Na tabela acima, evidencia-se o tipo de interação denominado de:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the text and answer the question.
Bill Watterson
Enunciado:
Change the sentences from comic strip into the reported speech.
Calvin: For example, you might repeal mandatory school attendance. That alone could rocket you to the victory.
Calvin said ___________________________________________________________________________
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UEFS)
No circuito elétrico esquematizado na figura, o amperímetro indica uma corrente elétrica de intensidade 1,0A. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e as variações das resistências com a temperatura, a potência dissipada no resistor de 10Ω, em watts, é igual a