(UEFS)
No circuito elétrico esquematizado na figura, o amperímetro indica uma corrente elétrica de intensidade 1,0A. Desprezando-se a resistência elétrica dos fios de ligação e as variações das resistências com a temperatura, a potência dissipada no resistor de 10Ω, em watts, é igual a
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UFG) Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei na sua boca
Vinicius de Moraes
Supondo que o volume total de água, nos oceanos, seja de cerca de um bilhão de quilômetros cúbicos e que haja em média um peixe em cada cubo de água de 100 m de aresta, o número de beijos que o poeta beijoqueiro teria que dar em sua namorada, para não faltar com a verdade, seria da ordem de
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UFSM) Os portugueses tiveram grande influência em nossa cultura e hábitos alimentares. Foram eles que trouxeram o pão, produzido a base de cereais, como o trigo, a aveia e a cevada.
Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASILIA. A contribuição dos portugueses. ATAN/DAB/SPS/MS.Para fazer a massa de pães e bolos aumentarem de volume, e comum o uso de algumas substâncias químicas:
I. O bromato de potássio era comumente utilizado no preparo do pão francês; no entanto, nos dias atuais, essa substancia esta proibida mesmo em pequenas quantidades. O bromato de potássio era utilizado para proporcionar um aumento de volume no produto final devido a formação deconforme a reação:
II. A adição de fermentos, como o bicarbonato de sódio no preparo de bolos, é utilizada desde a antiguidade até os dias atuais e resulta no crescimento da massa e na maciez do bolo. O bicarbonato de sódio, devido à liberação de gás carbônico, é utilizado para expandir a massa e deixá-la fofa, conforme a reação:Sobre essas reações, é correto afirmar que: - Matemática - Fundamental | 9.1 Regra de Três Simples
O reservatório de água de um condomínio tem capacidade para abastecer todos os 450 apartamentos por 1 mês. Serão construídos mais 2 prédios com 150 apartamentos cada.
Admitindo que o consumo de água por apartamento seja o mesmo, qual será a nova capacidade, em dias, do reservatório para atender todo o condomínio?
- Matemática - Fundamental | 12.2 Estatística
O setor de recursos humanos de uma pequena empresa fez o levantamento do salário de todos os seus funcionários. O resultado pode ser visto na tabela a seguir.
A moda, a média e a mediana dos salários valem, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
Texto base: Studiare 107345
MATERIAL
- Barbante
- Cola branca
- Bexiga de festa
- Amido de milho (opcional)
- Água morna
- Um pote de vidro ou plástico
- Jornal velho
- Avental
- Panos para limpeza
- Colheres descartáveis
PROCEDIMENTOS
- O professor vai propor para esta aula a construção de um objeto tridimensional onde os alunos deverão observar o volume das formas.
- Esta atividade pode ser feita em grupos de até 05 alunos.
- O professor vai pedir aos alunos para forrar a mesa com o jornal e colocar os aventais.
- O professor vai pedir aos alunos para encherem uma bexiga no tamanho que eles desejarem que fique sua bola. Não encher totalmente a bexiga, pra manter o formato redondo da bola.
- Pegar o barbante, e enrolar na ponta da bexiga. Pendure em algum local dentro da sala de aula para continuar o trabalho.
-
- Fonte: http://www.joiadecasa.com.br/faca-voce-mesmo-bola-de-barbante/
- O professor vai colocar os materiais (que vão servir de cola) dentro do pote de vidro ou plástico e pedir para os alunos misturarem muito bem com a colher até sumir as bolhas.
Receita do material (cola):
- Faça a seguinte mistura: 4 xícaras de cola branca, ½ xícara de amido de milho e ¼ xícara de água morna.
- Fazer um furo no centro da tampa do seu pote, o suficiente pra passar o barbante. Acomode o barbante dentro do pote e passe a ponta dentro furo. Despeje a mistura de cola dentro do pote com o barbante dentro.
- Agora é só ir puxando o barbante dentro do pote e ir enrolando na bexiga. Enrole no sentido vertical e depois no horizontal até cobrir bem a bexiga.
-
- Fonte: http://www.joiadecasa.com.br/faca-voce-mesmo-bola-de-barbante/
- Deixe secar totalmente a cola (cerca de 24 horas) e estoure a bexiga.
-
- Fonte: http://www.joiadecasa.com.br/faca-voce-mesmo-bola-de-barbante/
- Repita este processo com os alunos pedindo para eles fazerem bolas maiores, menores, mais ovaladas, etc, nas bexigas .
- Depois de feito as bolas, os alunos poderão criar uma escultura tridimensional usando as peças confeccionadas por eles.
- Fonte: http://www.joiadecasa.com.br/faca-voce-mesmo-bola-de-barbante/
Enunciado:
O VOLUME NA ARTE