(MACKENZIE)
Uma partícula percorre a trajetória circular de centro C e raio R. Os vetores velocidade (v) e aceleração (a) da partícula no instante em que ela passa pelo ponto P da trajetória, estão representados na figura acima. O vetor velocidade e o vetor aceleração formam um ângulo de 90º. Se |v| = 10,0 m/s e R = 2,00 m, o módulo da aceleração (|a|) será igual a
Questões relacionadas
- Química | 4. Química Ambiental
(PUCPR) A emissão de óxidos ácidos para a atmosfera vem crescendo cada vez mais nas últimas décadas. Eles podem ser emitidos através de fontes naturais, tais como a respiração vegetal e animal, erupções vulcânicas e decomposição de restos vegetais e animais. No entanto, o fator agravante é que alguns óxidos ácidos são liberados também na combustão de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel etc.).
FOGAÇA. J. “Óxidos e chuva ácida”. Brasil Escola.
Sobre óxidos ácidos e suas implicações ambientais, é CORRETO afirmar que:
- Física
Um bloco escorrega a partir do repouso por um plano inclinado que faz um ângulo de 45º com a horizontal. Sabendo que durante a queda a aceleração do bloco é de 5,0 m/s2 e considerando g= 10m/s2, podemos dizer que o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano é:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UFPB) Os fenômenos celulares fagocitose, movimento dos espermatozoides em meio líquido, meiose, mitose, contração muscular e batimentos ciliares que ocorrem na traqueia e nos brônquios são funções dependentes de um complexo sistema de filamentos proteicos existentes exclusivamente nas células eucarióticas. Esse complexo sistema é denominado:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(PUC) "Costumam alguns senhores dar aos escravos um dia em cada semana para plantarem para si, mandando algumas vezes com eles o feitor para que não se descuidem. E isto serve para que não padeçam fome, nem cerquem cada dia a casa de seu senhor pedindo-lhes a ração de farinha. Porém não lhes dar farinha nem dia para a plantarem, e querer que sirvam de sol a sol no partido, de dia e de noite com pouco descanso no engenho, como se admitirá no Tribunal de Deus sem castigo?"
Antonil. "Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas". 1711.
A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre a sociedade colonial da América Portuguesa, examine as afirmativas a seguir.
I - Na sociedade colonial, o prestígio social residia em ser senhor de terras e de homens, e a possibilidade de riqueza vinha da atividade comercial.
II - Os senhores de engenho permitiam que alguns de seus escravos possuíssem uma lavoura de subsistência, inclusive com direito à venda de excedentes.
III - Apesar da violência que marcava o cotidiano dos engenhos, os escravos conseguiram, em certa medida, criar e recriar laços culturais próprios, vários deles herdados de suas raízes africanas.
IV - Diante do risco de punições pelos senhores - surras, aprisionamento com correntes de ferro, aumento do trabalho, etc. - as tentativas de fugas escravas diminuíram ao longo do período colonial.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Para resolver a questão, leia trecho retirado do livro de Eduardo Bueno.
E então, por cerca de trinta anos, aquele vasto território seria virtualmente abandonado pela Coroa portuguesa, sendo arrendado para a iniciativa privada e se tornando uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil. Iriam se iniciar, então, as três décadas menos documentadas e mais desconhecidas da História do Brasil.
BUENO, Eduardo. Náufragos, traficantes e degredados: As primeiras expedições ao Brasil. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
O principal motivo para a situação apresentada no texto foi que