(UCPEL) No primeiro dia dos jogos olímpicos de 2016, o paulista Felipe Wu, de 24 anos, conquistou medalha de prata na prova de tiro esportivo com carabina de ar comprimido para a distância de 10 metros, conquistando a primeira medalha do Brasil na competição. Uma carabina de ar comprimido lança o projetil com velocidade inicial de aproximadamente 170m/s.
Considere g= 9,81m/s² e despreze a resistência do ar. Assinale a alternativa correta abaixo
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UERJ) Pela seção de um condutor metálico submetido a uma tensão elétrica, atravessam 4,0 x 1018 elétrons em 20 segundos.
A intensidade média da corrente elétrica, em ampere, que se estabelece no condutor corresponde a:
Dado: carga elementar = 1,6 x 10-19 C.
- Geografia | 6.1 Agricultura
Vive-se a Revolução Verde. Trata-se da disseminação de novas práticas, permitindo um vasto aumento na produção. O modelo baseia-se na intensiva utilização de sementes melhoradas (particularmente das híbridas), assim como no uso sistemático de insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), no recurso à irrigação e na mecanização do trabalho.
DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma história da vida rural no Brasil.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado).
No Brasil, uma desvantagem para o pequeno produtor provocada pela expansão do modelo agrícola descrito é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os textos I e II e resolva as questões.
TEXTO I
CRIANÇAS SÃO INTERNADAS POR VÍCIO EM CELULAR NA ESPANHA
Na Espanha, duas crianças foram internadas em uma instituição para tratamento de problemas mentais por, aparentemente, estarem viciadas no uso do telefone celular.
Segundo a imprensa espanhola, as crianças têm 12 e 13 anos de idade e foram enviadas para a clínica por seus pais. Eles afirmam que elas não conseguiam participar de atividades normais sem seus telefones celulares. Além disso, as duas crianças apresentavam desempenho ruim na escola, ficavam o dia todo no celular e mentiam para os familiares para conseguir dinheiro, que era gasto com os celulares.
A médica Maite Utges, diretora do Centro de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Lérida, perto de Barcelona, afirmou que esta é a primeira vez que a clínica trata crianças dependentes de telefone celular.
"As duas mostravam um comportamento perturbado e isso era notado nos problemas na escola. As crianças tinham graves dificuldades para levar uma vida normal", disse a médica a jornais espanhóis.
O médico especialista em vícios, José Martínez-Raga, afirmou que as crianças viciadas em celular, assim como os que fazem uso excessivo de videogames, ficam irritadas com frequência, desenvolvem um comportamento anti-social e vão mal na escola.
O médico afirmou que casos como esse podem ser "a ponta do iceberg", e que o vício em telefone celular "pode, definitivamente, se transformar em um perigo no futuro".
Utges, recomendou que os pais não permitam que seus filhos tenham telefones celulares até completarem 16 anos.
Crianças são internadas por vício em celular na Espanha. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412099.shtml Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
Explicite os sintomas do vício em celulares segundo o médico José Martínez-Raga
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
E foi assim que o operário
Do edifício em construção
Que sempre dizia sim
Começou a dizer não.
E aprendeu a notar coisas
A que não dava atenção:
Notou que sua marmita
Era o prato do patrão
Que sua cerveja preta
Era o uísque do patrão [...]
Que seus dois pés andarilhos
Eram as rodas do patrão
Que a dureza do seu dia
Era a noite do patrão
Que sua imensa fadiga
Era amiga do patrão.
MORAES, V. O operário em construção. Novos poemas II. Rio de Janeiro, São José, 1959 (fragmento).
No trecho do poema de Vinícius de Moraes, revela-se a percepção do operário sobre a
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
A tira de quadrinhos abaixo mostra, de maneira espirituosa, o aumento de acuidade auditiva em uma das duas figuras que ali aparecem. Em seguida, há uma descrição de passos hipotéticos, enumerados de 1 a 3, que tentam explicar a evolução do comprimento das orelhas em coelhos.
1. Em algum ponto no passado, os coelhos possuíam orelhas relativamente curtas. Como a sua sobrevivência dependia fortemente da sua capacidade de ouvir um predador que se aproximava, eles distendiam suas orelhas continuamente a fim de ouvir com o máximo de eficiência.
2. A contínua distensão das orelhas afetou as células reprodutivas, com o resultado de que os coelhos vieram gradualmente a ter orelhas mais longas. Esses coelhos, por sua vez, distenderam suas orelhas e passaram o aumento para seus descendentes.
3. Eventualmente, um ponto foi atingido no qual o comprimento da orelha era suficiente para possibilitar aos coelhos sobreviverem sem distensão ulterior. Nesse ponto, o comprimento das orelhas estabilizou-se.
Buffaloe, N. D. Diversidade de plantas e animais. São Paulo. Edgar Blücher, p. 20.
A descrição em questão está em DESACORDO com