(UEG) Em 1900, Max Planck propôs uma explicação sobre a radiação de corpo negro. Sua equação ficou conhecida em todo o mundo porque relacionava pela primeira vez a energia emitida por um corpo negro com a sua frequência de emissão em pacotes discretos, chamados de fótons. A constante de proporcionalidade ficou conhecida como constante de Planck. A unidade de medida dessa constante é dada por
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
O contato de humanos com patógenos pode acarretar adaptações ontogenéticas e filogenéticas. Além disso, muitas conexões entre ontogenia e filogenia podem ser observadas e explicadas à luz da evolução.
Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UNICAMP) O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete.
Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs) Na tentativa de decifrar o código genético, foram feitos diversos experimentos relacionando os tripletes de nucleotídeos com os seus aminoácidos correspondentes. O primeiro desses experimentos foi realizado por Marshall Niremberg e Heinrich Matthaei e envolveu a tradução in vitro de polímeros sintéticos de RNA. Desse modo, utilizando-se polímeros de RNA contendo misturas de nucleotídeos, conseguiu-se decifrar o significado do código de todos os 64 tripletes de nucleotídeos possíveis.
Com base nos conhecimentos advindos dos experimentos realizados pelos cientistas na tentativa de elucidar o código genético, é possível afirmar:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Consultando a tabela periódica verificamos que a massa atômica do oxigênio é 16 u. Com base nas informações fornecidas e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir.
I. A massa de um átomo de oxigênio é 16 g.
II. A massa de um átomo de oxigênio é 16 vezes maior que um átomo de 12 C.
III. O átomo de oxigênio possui 8 elétrons em sua eletrosfera.
IV. A massa de um átomo de bromo é 5 vezes maior que a massa de um átomo de oxigênio.
Todas as afirmações corretas estão em:
- História | 5.9 Colonização da América
TEXTO I
“Certa vez os índios vieram receber-nos com provisões, saudando-nos de maneira muito gentil e hospitaleira, fomos presenteados com fartura de peixe, pão e carne e tudo mais que eles puderam fazer para nossa satisfação. Incontinente, o Demônio se apossou dos espanhóis, que os passaram pelo fio da espada na minha presença, sem qualquer motivo – mais de 3 mil almas, homens, mulheres e crianças. Eu vi terríveis crueldades que nenhum homem vivo jamais viu ou verá (...)”
Frei Bartolomé de las Casas, 1513 – 1520.
TEXTO II
Na cultura asteca, como em muitas outras, a guerra era extremamente ritualizada e o sacrifício humano se fazia com grande precisão e respeito pelo corpo. A cultura guerreira europeia, que via a honra em se expor ao perigo e atacava com ímpeto assassino, era absolutamente impensável.
Osborne, Roger. Civilização: uma nova história do mundo ocidental. Tradução de Pedro Jorgensen – 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2016. VOT2021
A descoberta e a consequente colonização da América expuseram os contrastes entre dois mundos, com culturas e valores bem diferentes. Sobre o conceito de guerra percebe-se que