(UEL) O tempo nada mais é que a forma da nossa intuição interna. Se a condição particular da nossa sensibilidade lhe for suprimida, desaparece também o conceito de tempo, que não adere aos próprios objetos, mas apenas ao sujeito que os intui.
KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer.
São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 47. Coleção Os Pensadores.
A questão do tempo sempre foi abordada por filósofos, como Kant. Na física, os resultados obtidos por Einstein sobre a ideia da “dilatação do tempo” explicam situações cotidianas, como, por exemplo, o uso de GPS.
Com base nos conhecimentos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein, assinale a alternativa correta.
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Na Cúpula de Ação Climática 2019, que aconteceu na sede da ONU, em Nova York, foram apresentados diversos planos para neutralizar as emissões de carbono e combater o efeito estufa. Várias iniciativas foram lançadas com o intuito de impulsionar soluções naturais, baseadas na conservação de ecossistemas como florestas e oceanos. Fortalecer esses ecossistemas é uma das soluções, pois eles possuem organismos que auxiliam no controle desse processo físico.
Esse auxílio ocorre, principalmente, porque os organismos citados atuam no processo de
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(FAMERP) As imagens representam três organelas encontradas numa célula secretora de enzimas. Considerando que a referida célula elimine enzimas digestivas, a sequência correta, do local de síntese até a saída de tais enzimas dessa célula, é: - Matemática
Determine o perímetro do triângulo ABD em cm representado na figura abaixo:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor para a turma um passeio pela escola com o objetivo de escutar os diferentes sons e procurar identificar as respectivas fontes. Na ocasião, o professor poderá ir registrando o nome das fontes à medida que os alunos as identificam.
- Na sala de aula é retomado os sons que foram escutados e suas respectivas fontes.
- Como atividade de registro individual, o professor solicita aos alunos que desenhem as fontes dessa atividade e escrevam , os seus nomes.
- Após o registro das fontes, o professor questionará como poderão registrar o som de determinado objeto. Como exemplo, o som de uma cadeira sendo arrastada pelo chão. Na maioria das vezes, os primeiros registros representarão a fonte (cadeira) e não o som. O professor explicará que devem pensar em como registrar o som. Que desenho/código poderão criar que represente o som da cadeira arrastada?
- Nesta atividade, o som dos objetos está representado pelo desenho da fonte. Som de uma furadeira (uma máquina)uma cadeira arrastada pelo chão (cadeira ) etc.
Depois os alunos já começam a compreender como fazer esta codificação e criam os códigos para representar o som.
- Havendo a compreensão da codificação do som, o professor propõe que escolham uma parte do corpo e produzam , no mínimo, três sons diferentes. Depois devem criar seus respectivos códigos.
- Em seguida, organize esses códigos numa sequência, podendo repeti-los. Para tal organização, o professor dirá que em música os códigos são organizados em espaços chamados compassos e que devemos saber quantos tempos terão cada compasso para que todos saibam a sua duração. (dois tempos, três tempos...)
- Realizar a leitura da partitura produzindo os sons de acordo com a sequência apresentada. Essa leitura poderá ter como desafio o acompanhamento com palmas ou batidas de pés ou com instrumento de percussão.
- Partitura criada a partir de sons da boca. Na legenda temos da esquerda para a direita : barulho da abelha (zzzzz) , estalar língua, beijos, som entre os dentes, sopro, pressionando os lábios e soltando.
- Retomando a partitura criada pelos alunos, o professor propõe que se faça um ditado. O professor produzirá sons com a boca, seguindo uma sequência criada por ele sem o conhecimento dos alunos e estes terão que registrar esses sons utilizando os símbolos que criaram para tal. Não deve se esquecer de dizer de quanto tempo será cada compasso.
- Agora o professor poderá apresentar para os alunos uma partitura com a notação convencional, seja para realizar apenas leitura rítmica ou para ser executada com canto/instrumento.
- Durante esta apresentação o professor conversará um pouco sobre a notação musical (notas de valores, claves, pentagrama...) para que os alunos tenham noções.
Disponível - http://www.google.com/images?um=1&hl=es&rls=com.microsoft:es:IE-SearchBox&rlz=1I7GZAZ_pt-BR&tbs=isch:1&&sa=X&ei=a6bpTLfrMYOClAem4eybCw&ved=0CCMQvwUoAQ&q=PARTITURA+FUR+ELISE&spell=1&biw=1419&bih=706
Site sobre Teoria Musical: http://alfredoribeiro.wordpress.com/teoria-musical/
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27134
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Em um manual de instruções de uma geladeira, constam as seguintes recomendações:
• Mantenha a porta de seu refrigerador aberta apenas o tempo necessário;
• É importante não obstruir a circulação do ar com a má distribuição dos alimentos nas prateleiras;
• Deixe um espaço de, no mínimo, 5 cm entre a parte traseira do produto (dissipador serpentinado) e a parede.
Com base nos princípios da termodinâmica, as justificativas para essas recomendações são, respectivamente: