(EEAR) Um adolescente de 12 anos, percebendo alterações em sua voz, comunicou à sua mãe a situação observada com certa regularidade. Em determinados momentos apresentava tom de voz fina em outros momentos tom de voz grossa. A questão relatada pelo adolescente refere-se a uma qualidade do som denominada:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.2 Migração
(ESPCEX) “Os deslocamentos de população conhecidos como migrações podem ser gerados por necessidades internas dos próprios grupos populacionais ou por fatores externos a eles. Geralmente estão vinculados a um contexto socioeconômico global ou a um contexto nacional ou regional, ou podem estar ligados a causas econômicas, razões políticas, étnicas ou religiosas [...].”
Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 90.
Sobre os deslocamentos internacionais de população, pode-se afirmar que
I. diversos fatores podem motivar as migrações, mas, atualmente, são os conflitos religiosos os maiores responsáveis pelos movimentos migratórios no mundo.
II. países como Catar e Kuait, no Oriente Médio, desde a década de 1970, transformaram-se numa zona de forte atração migratória, principalmente de imigrantes de outros países asiáticos, para trabalharem nos campos de petróleo e em áreas como a construção civil, comércio e transportes.
III. as baixas taxas de fecundidade, abaixo do nível necessário para reposição populacional, e a necessidade de mão de obra não qualificada nos países europeus têm posto fim às políticas migratórias restritivas nesse continente.
IV. os EUA são o país com o maior número de imigrantes internacionais, atraídos pelas possibilidades de emprego; por outro lado, é dos países asiáticos a maior parte dos emigrantes que deixa seus países em busca de melhores condições de vida.
V. uma das vantagens dos imigrantes em situação irregular é que conseguem desfrutar dos serviços de saúde e educação do país de destino, como qualquer cidadão.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Durante o verão de 2017 para 2018, as enchentes nas áreas urbanas e a mortalidade de macacos nas áreas de matas preocuparam a população de vários estados. Em casos como estes, o governo promove campanhas de educação das populações das áreas de risco, aumentando a divulgação de medidas de prevenção para determinadas doenças.
Considerando doenças relacionadas às situações citadas, a melhor medida preventiva seria
- Física | 3.2 Dilatação
Os postos de gasolina, são normalmente abastecidos por um caminhão-tanque. Nessa ação cotidiana, muitas situações interessantes podem ser observadas.
Um caminhão-tanque, cuja capacidade é de 40.000 litros de gasolina, foi carregado completamente, num dia em que a temperatura ambiente era de 30°C. No instante em que chegou para abastecer o posto de gasolina, a temperatura ambiente era de 10°C, devido a uma frente fria, e o motorista observou que o tanque não estava completamente cheio.
Sabendo que o coeficiente de dilatação da gasolina é 1,1×10-3 °C-1 e considerando desprezível a dilatação do tanque, é correto afirmar que o volume do ar, em litros, que o motorista encontrou no tanque do caminhão foi de
- Ciências - Fundamental | 09. Imunização
Texto base: 11106729
Texto introdutório
A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenção de doenças infecciosas. Quando uma pessoa é vacinada, o seu sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos contra o agente causador da doença. Dessa forma, quando ela é exposta a esse agente no futuro, seu sistema imunológico já está preparado para combatê-lo. A imunidade coletiva é um fenômeno em que a vacinação em massa de uma população previne a disseminação de doenças infecciosas. O programa nacional de vacinação é um conjunto de estratégias do governo para garantir o acesso da população a vacinas gratuitas e seguras.
Enunciado:
Qual é o mecanismo de ação da vacina?
- Literatura | 4.3 Naturalismo
(VUNESP) Desde já a ciência entra, portanto, no nosso domínio de romancistas, nós que somos agora analistas do homem, em sua ação individual e social. Continuamos, pelas nossas observações e experiências, o trabalho do fisiólogo que continuou o do físico e o do químico. Praticamos, de certa forma, a Psicologia científica, para completar a Fisiologia científica; e, para acabar a evolução, temos tão somente que trazer para nossos estudos sobre a natureza e o homem o instrumento decisivo do método experimental. Em uma palavra, devemos trabalhar com os caracteres, as paixões, os fatos humanos e sociais, como o químico e o físico trabalham com os corpos brutos, como o fisiólogo trabalha com os corpos vivos. O determinismo domina tudo. É a investigação científica, é o raciocínio experimental que combate, uma por uma, as hipóteses dos idealistas, e substitui os romances de pura imaginação pelos romances de observação e de experimentação.
Émile Zola. O romance experimental, 1982. Adaptado.
Depreendem-se do comentário do escritor francês Émile Zola preceitos que orientam a corrente literária