(UFPA) Um homem (observador) assiste sentado a uma corrida de fórmula 1, localizado em uma arquibancada lateral à pista de corrida. O observador tem um aparelho que registra a frequência principal do motor dos carros tanto na aproximação quanto no afastamento.
Sabendo-se que a razão entre as frequências na aproximação e no afastamento é 3 pode-se afirmar, nesse caso, que a velocidade do carro de corrida (considerada constante) é, em m/s igual a:
Dado: a velocidade do som no ar é 340 m/s.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Observe a sequência das setas e indique o caminho para que o carrinho chegue até a placa de pare. Você deverá desenhar as setas de acordo com esta sequência.
Enunciado:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Vizinho,
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. [...] Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: “Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou.” E o outro respondesse: “Entra, vizinho, e come de meu pão e bebe de meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela.” E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.
BRAGA, R. Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1991. (Fragmento)
Levando em consideração a variedade linguística empregada ao longo de todo o texto, pode-se afirmar que o relacionamento entre o narrador e seu vizinho é marcado
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir.
Diferentes opciones de entretenimiento
El entretenimiento que se puede encontrar en Internet es inmenso, siendo casi imposible no encontrar algo que guste y entretenga. Buscando es seguro que se encuentra lo que se busca.
Además de la extensa oferta de juegos que presenta Internet, también se encuentran mucha cantidad de sitios web destinados al entretenimiento, con otras opciones para otros gustos. El humor, en todas sus versiones, cuenta con amplia participación y oferta en Internet.
Los videos, las animaciones, el humor gráfico, los cómics y las historietas, son una buena opción con gran repercusión en la red. A su vez, la música, los libros y las películas, se adquieren con facilidad mediante esta vía, encerrando toda variedad de gustos.
Por último, Internet cuenta con la posibilidad de conocer diferentes personas y de intercambiar ideas de forma abierta y espontánea. Los foros y los chats, son una buena herramienta para todos aquellos que buscan encontrar personas con sus mismos gustos y sus mismos intereses.
Disponible en: <http://www.todoelocio.net/entretenimiento/los-juegos-y-el-entretenimiento.php>. Acceso el: 15 ene.2014.
El texto trata de las diversas opciones de entretenimiento que ofrece internet.
A) ¿Utilizas internet con qué frecuencia?
B) ¿Te parece útil todo eso contenido?
C) ¿Qué te gusta hacer en internet?
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(ETEC) Durante a Idade Média houve uma grande circulação de viajantes entre a Europa e o Oriente Médio. Algumas dessas viagens eram peregrinações religiosas a locais considerados sagrados como, por exemplo, a cidade de Jerusalém.
No início do século XI, entretanto, essa cidade estava sob o domínio dos muçulmanos, o que não correspondia aos interesses da Igreja Católica, por isso, em 1095, o Papa Urbano II fez um apelo à cristandade para que nobres e camponeses libertassem Jerusalém.
De acordo com as informações citadas, é correto afirmar que o apelo do Papa Urbano II deu origem
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia o texto a seguir. A origem do Dia das Crianças A data se popularizou por iniciativa de Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Estrela – que queria vender mais brinquedos. Em 1955, Goldberg idealizou uma promoção batizada de Semana do Bebê Robusto. No ano seguinte, a empresa decidiu repetir a empreitada, agora sob o nome de Semana da Criança. O mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. Essa campanha foi tão bem-sucedida que a empresa resolveu criar um dia fixo para o evento. Para a Justiça, o Dia da Criança é 25 de março (Decreto nº 2.024, de 1940), mas o dia 12 de outubro se tornou mais popular com o passar dos anos. A data coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A origem do dia das crianças. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/4978/1/criancas.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
1. Complete o quadro com as informações do texto.
2. Qual o número, presente no texto, que não se refere a nenhuma das informações do quadro?