SANZIO, R. Detalhe do afresco A Escola de Atenas. Disponível em: http://fil.cfh.ufsc.br. Aceso em: 20 mar. 2013.
No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem.
Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
After reading the headline below it is right to say that:
Weight loss surgery reduces diabetes risk
Available at: <http://www.bbc.co.uk/news/health-29847059.> Accessed on: Nov. 9, 2014.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
[...] Em alguns santuários aconteciam periodicamente grandes competições, que reuniam participantes de todas as cidades. Em Olímpia aconteciam, a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos – em homenagem a Zeus -, que foram os mais importantes de toda a Grécia. [...] Durante o período das competições havia trégua entre as cidades que estivessem em guerra e garantia-se a passagem e a segurança de todos que se dirigiam a Olímpia.
Os Jogos Olímpicos realizavam-se em um período de seis dias. O primeiro dia era dedicado às cerimônias religiosas e ao juramento olímpico, os cinco restantes, aos jogos propriamente ditos. A competição mais importante era o pentatlo, que incluía corrida, salto, luta, arremesso de lança e de disco.
No sexto e último dia os vencedores recebiam seus prêmios. Ganhavam apenas coroas de folhas de louro ou tripés de bronze. Quando retornavam a suas cidades, entretanto, eram alvo de verdadeira glorificação. Nos Jogos Olímpicos, os atletas competiam individualmente; não havia participação de equipes. As mulheres não podiam participar nem mesmo assistir aos jogos. Além das competições esportivas, durante os jogos eram realizados concursos de declamação, de oratória, apresentação de peças teatrais e concursos musicais, [...].
FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Grécia antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 73.(Fragmento)
a) De acordo com o texto, quais eram os principais impactos que os Jogos Olímpicos traziam para a vida dos gregos na antiguidade?
b) Cite três elementos presentes no texto que demonstram diferenças dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, para as Olimpíadas que acontecem hoje em dia.
c) Em sua opinião, o impacto que os Jogos Olímpicos tiveram sobre a vida dos gregos é parecido com o impacto que eles têm sobre a nossa sociedade atual? Justifique.
- Química | 1.7 Gases
Para descrever o comportamento dos gases ideais em função do volume V, da pressão P e da temperatura T, podem ser utilizadas as seguintes equações:
Equação de Clapeyron
Equação de Boltzmann
P x V = n x R x T
P x V = V z k x T
n – número de mols
N – número de moléculas
r – constante de gases
k – constante de Boltzmann
De acordo com essas equações, a razão R/k é aproximadamente igual a:
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
A figura a seguir indica as trajetórias de dois robôs, Sojourner e Opportunity, utilizados pela Agência Espacial Americana no projeto de exploração científica do planeta Marte. Considere que os dois robôs tenham partido, simultaneamente, de pontos distintos da superfície de Marte, com a mesma velocidade e em trajetória retilínea, em uma missão de exploração. Cada um dos robôs é controlado por um operador na Terra.
Sabe-se que o robô Sojourner intercepta a linha norte-sul a 4 km ao norte do ponto de referência O, e intercepta a linha leste-oeste a 2 km a oeste desse mesmo ponto de referência. Considerando-se que a trajetória do robô Opportunity seja simétrica à trajetória do robô Sojourner em relação à linha sudoeste-nordeste, e que não ocorram imprevistos que atrasem os robôs, pode-se afirmar que os mesmos irão se encontrar a, aproximadamente, (Considere: √2 ≅ 1,4)