1 – Acredito que esta atividade será ainda mais enriquecedora se um debate, orientado pelo professor, sobre o Rio de Janeiro no período em que Cartola era vivo, começou sua carreira e fundou a Escola de Samba Mangueira, comparado ao Rio de hoje. Muito poderá ser abordado: o sambista como exemplo e referência para os jovens e crianças versus o traficante de hoje, o samba e as rodas de samba versus violência, o carnaval carioca do início versus o carnaval espetacular dos milhões gastos hoje em dia, a ocupação das favelas versus a polícia corrupta dentro das próprias operações, enfim, talvez um bom trabalho em forma de pesquisa em grupos que apresentassem para a turma o resultado de suas investigações pudesse dar início a esta atividade
2 – Após a sensibilização inicial, apresentar três músicas de Cartola. Sugiro:
- O mundo é um moinho: http://letras.terra.com.br/cartola/44901/
- As rosas não falam: http://letras.terra.com.br/cartola/44898/
- O sol nascerá: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/
- Preciso me encontrar: http://letras.terra.com.br/cartola/392191/#selecoes/68347/ (gravada também por Marisa Monte)
3 – Poderão ser apresentadas para que a turma ouça e acompanhe a letra, cantando ou não. Espera-se que um misto de empolgação, espanto, negação e alegria talvez. Este é um momento interessante para perguntar o que a turma sentiu e deixá-los falar.
4 – Em seguida sugerir que, em trio, os alunos escolham uma frase de uma das três músicas apresentadas, ou um fragmento delas e criem um estandarte, nos moldes do estandarte das escolas de samba, com os materiais sugeridos e outros mais que julgarem necessários à realização de sua intenção criativa. Considero fundamental uma pesquisa visual, o exercício de esboços antes da execução final do estandarte. A seguir um exemplo.
Referências:
Sobre o Samba:
http://www.sambacarioca.com.br/historia-do-samba.html
http://carnaval.hlera.com.br/samba.htm
O verdadeiro samba que resiste no morro:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:i2psBCTzYSUJ:www.anovademocracia.com.br/no-8/1175-o-verdadeiro-samba-resiste-no-morro+samba+e+droga+nos+morros&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Sobre Cartola:
Centro Cultural Cartola: www.cartola.org.br
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cy2QlyrMtPkJ:educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u433.jhtm+cartola+biografia&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Estandartes:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&cp=29&gs_id=33&xhr=t&q=estandarte+de+escola+de+samba&biw=1360&bih=667&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi#um=1&hl=pt-BR&biw=1360&bih=667&tbm=isch&q=estandartes+de+carnaval&revid=2059748406&sa=X&ei=IarCTsb9GeLt0gGooPmLDw&ved=0CDoQ1QIoAQ&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=d78017a7578d5331
Obs.: Os estandartes poderão ser montados de forma tradicional com varetas em cima, por baixo e cordões dando sustentação aos mesmos.