(MACKENZIE) Um cubo regular homogêneo de aresta 20 cm está inicialmente a 20°C. O coeficiente de dilatação linear médio do material com que foi fabricado é 2 x 10-5/°C. Aquecendo-se uniformemente o cubo com uma fonte de calor constante durante 50,0 s a temperatura se eleva para 120,0°C. A dilatação ocorrida em uma das superfícies do cubo é
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a notícia Historiadores reavaliam democracia em Roma, uma adaptação de um artigo antes publicados no The New York Times, que foi publicada em 1999 no jornal O Estado de São Paulo, e responda a questão.
Durante muito tempo, Atenas foi venerada como berço da política participativa, mas novas teses estão mostrando que a República romana era mais que um simples feudo de aristocratas.
[...] vários historiadores têm tentado melhorar a reputação não democrática da Roma republicana argumentando que ela era uma democracia imperfeita, mas ainda mais reconhecível. Além disso, afirmam que a política era menos controlada pela aristocracia do que se pretendia e, de certa maneira, Roma apresentava até mais características em comum com as noções modernas de democracia do que Atenas.
[...]
As referências democráticas da Roma republicana nem sempre foram postas em dúvida. Afinal das contas, os patriarcas fundadores da América [líderes do movimento que resultou na independência dos EUA] escolheram como modelo a Constituição romana, com a combinação de Senado e Câmara, e não uma única assembleia, como era o caso de Atenas.
[...]
No século XIX, porém, a Grécia começou a substituir Roma como modelo político e cultural do Ocidente. Quando o povo britânico abriu caminho para reformas democráticas, os liberais indicaram a experiência ateniense como prova de que a democracia podia ser realizada sem uma revolta traumática como a Revolução Francesa. [...]
Apesar de tudo, foi Roma, e não Atenas, que inventou a pedra-de-toque da democracia moderna, o voto secreto. [...]
No fim da República Romana, havia mais de 1 milhão de cidadãos romanos, muitos deles escravos libertos. Entretanto, os habitantes do seu império em expansão rápida recebiam regularmente a cidadania.
É claro que a expansão da cidadania nem sempre significava uma expansão do poder. Roma tornou-se mais autoritária quando os líderes populares procuraram ter mais poderes para lidar com problemas do fortalecimento imperial. Para votar, os romanos ainda tinham que comparecer pessoalmente em Roma. Dessa maneira, todos que viviam fora da cidade eram efetivamente privados do direito de voto.
Um aspecto político comum entre Grécia e Roma é o fato de que em ambas as sociedades.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Texto para a Questão 33 ¿Hasta cuándo eres joven y con cuántos años eres anciano? El debate sobre las etapas de la vida Tener una edad ya no es lo que era. Unas etapas – juventud, edad adulta y vejez – se han estirado marcadas por el trabajo, el acceso a la educación y la mejora de la alimentación, mientras otras – infancia, preadolescencia y adolescencia – se han comprimido. Las búsquedas en Google de joven de 34 años, 35, 36, 37 e incluso 38 demuestran que es un término de uso corriente, aunque a muchos nos suene impropio. A la vez la pubertad se adelanta cada vez más y nadie – o al menos nadie de más de 30 años – se atrevería a llamar "anciano" a una persona de 70, aunque lleve años jubilada. Los grupos de edades han cambiado tanto en el último siglo que los que ahora tienen 80, pero también los de 30, son unos pioneros. "Están explorando territorio desconocido, no tienen elementos de la tradición en los que apoyarse", dice a Verne Pau Miret, investigador del Centre d'Estudis Demogràfics de Barcelona (CED). Estos cambios en las etapas de la vida no han ocurrido de repente, aunque la sociedad tarde en asimilarlos. La esperanza de vida al nacer en 1900 en España era de 34 años (la alta mortalidad infantil influía en que fuese tan corta). Los últimos datos del INE, de 2014, la sitúan ya en 80,1 años para los hombres y 85,6 en las mujeres. Disponible en: https://verne.elpais.com. Acceso el: 25 mayo 2018 (Fragmento).
Enunciado:
Lee el fragmento extraído del texto:
"Las búsquedas en Google de joven de 34 años, 35, 36, 37 e incluso 38 demuestran que es un término de uso corriente, aunque a muchos nos suene impropio."
Se puede substituir el término destacado por:
- Matemática - Fundamental | 07. Razão e Grandezas
O quadrado da figura foi dividido em 16 partes iguais.
A fração que representa a parte pintada é:
- História | 2. Pré-História
(UERN) As gravuras se referem aos monumentos megalíticos, constantes objetos de estudo de arqueólogos e historiadores. Observe.
Acerca dessas formações rochosas misteriosas, devidamente arrumadas na natureza por nossos antepassados, é correto afirmar que
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
. Em 2015 a Europa tinha um pouco mais de 738 milhões de habitantes. Observe como vai evoluir a população do continente, e dos seus dez países mais populosos, até o final do século.
Leia as análises a seguir sobre esse tema.
I. Quase todos os países da lista vão ter suas populações absolutas reduzidas em consequência da queda do crescimento vegetativo.
II. O continente todo terá grande redução da população absoluta, com queda de mais de 90 milhões de habitantes até o final do século.
III. O Reino Unido, a França e os Países Baixos são exceções, já que aumentarão suas populações devido à elevada entrada de imigrantes.
IV. A recente onda de imigração que atingiu o continente vai crescer nas próximas décadas e inverter essa situação, aumentando a população da Europa.
V. O crescimento vegetativo europeu está aumentando novamente graças à entrada de imigrantes, o que vai aumentar a população, e não diminuir.
São verdadeiras apenas as análises: