(MACKENZIE) Um cubo regular homogêneo de aresta 20 cm está inicialmente a 20°C. O coeficiente de dilatação linear médio do material com que foi fabricado é 2 x 10-5/°C. Aquecendo-se uniformemente o cubo com uma fonte de calor constante durante 50,0 s a temperatura se eleva para 120,0°C. A dilatação ocorrida em uma das superfícies do cubo é
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
Leia o texto e observe o mapa.
[...]
São vários os fatores explicativos para a relativa falta de interesse dos historiadores brasileiros sobre a região. A começar pelo tipo de colonização e povoamento, de predominância inglesa, francesa e holandesa, esboçando determinados problemas não pertinentes para a maioria das análises sobre a América portuguesa e espanhola. As questões envolvidas na independência política, Estado oligárquico, democracia populista e golpes militares padecem da falta de sincronia histórica [...] . Também a densidade demográfica e o papel geopolítico desses países na economia de mercado, muito abaixo dos parentes sul-americanos.
[...]
Disponível em: <www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364339527_ARQUIVO_Textocompleto.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2017. Adaptado.
Glossário
Sincronia – relação entre fatos; nesse caso, entre fatos históricos.
A região da América do Sul a que se referem o texto e o mapa é (são)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir e responda à questão. ATO INSTITUCIONAL Nº 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e CONSIDERANDO que a Revolução Brasileira de 31 de março de 1964 teve, conforme decorre dos Atos com os quais se institucionalizou, fundamentos e propósitos que visavam a dar ao País um regime que, atendendo às exigências de um sistema jurídico e político, assegurasse autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana, no combate à subversão e às ideologias contrárias às tradições de nosso povo, na luta contra a corrupção, buscando, deste modo, "os. meios indispensáveis à obra de reconstrução econômica, financeira, política e moral do Brasil, de maneira a poder enfrentar, de modo direto e imediato, os graves e urgentes problemas de que depende a restauração da ordem interna e do prestígio internacional da nossa pátria" (…) Resolve editar o seguinte: ATO INSTITUCIONAL (…) Art. 2º - O Presidente da República poderá decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, por Ato Complementar, em estado de sitio ou fora dele, só voltando os mesmos a funcionar quando convocados pelo Presidente da República. (…) (…) Art. 4º - No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais. (…) Art. 10 - Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular. Art. 12 - O presente Ato Institucional entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário. Brasília, 13 de dezembro de 1968; 147º da Independência e 80º da República. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com – Página acessada em maio de 2010.
Enunciado:
Determine o significado do AI- 5 relacionando – o com a conjuntura na qual foi editado.
- História | 2.3 Segundo Reinado
A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.
NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado).
No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2017 LIBRAS) Pedaços grandes e pequenos do Muro de Berlim encontram-se hoje em todos os continentes. A Fundação Federal para Superação da Ditadura encontrou frações do Muro em cento e quarenta e seis lugares em todo o mundo. Deve existir mais metros do Muro nos EUA que em Berlim.
SIBUM, H. O Muro de Berlim. DE Magazin Deutschland, n. 3, 2014.
O interesse em adquirir partes dessa edificação histórica foi resultado da
- Biologia
Simetria pentarradial, sistema hidrovascular, presença de uma placa madrepórica e de pés-ambulacrais, são características do(a):