(EBMSP) Uma parte ocidental da barreira Larsen C na Antártida – a maior geleira na Antártida – se desprendeu e formou o maior iceberg na história da região. O surgimento do iceberg aconteceu no período entre 10 e 12 de julho de 2017, quando uma parte da geleira Larsen C com 5,8.10³ km² finalmente se desprendeu. Cientistas da Universidade de Swansea, Reino Unido, que estiveram observando essa geleira durante meses, tinham avisado que se o desprendimento acontecesse, resultaria no aparecimento de um iceberg com 190 m de altura e 1.155 km³ de gelo, representando perigo para a navegação marítima.
Disponível em: https://br.sputniknews.com/mundo. Acesso em: ago. 2017. Adaptado.
Considerem-se a densidade do gelo igual a 0,92 g/cm³ a da água doce igual a 1,0 g/m³ e a da água do mar igual a 1,03 g/cm³ e o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s².
Sabendo-se que as densidades da água do mar antes e depois do descongelamento total do iceberg são diferentes, e utilizando-se como modelo físico para representar o iceberg um cubo de aresta x e um recipiente com base quadrada de lado y, como na figura, é correto afirmar: