Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos desse origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões.
Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores.
Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
A temperatura de fusão de compostos iônicos está relacionada à energia reticular, ou seja, à intensidade da atração entre cátions e ânions na estrutura do retículo cristalino iônico. A força de atração entre cargas elétricas opostas depende do produto das cargas e da distância entre elas. De modo geral, quanto maior o produto entre os módulos das cargas elétricas dos íons e menores as distâncias entre os seus núcleos, maior a energia reticular. Compostos com alta energia reticular pode ser utilizado como refratário, podendo ser levado a fornos de altas temperaturas. Para construir desses materiais é possível utilizar os seguintes compostos iônicos: NaF, MgO, KF e KBr e NaBr.
Sendo conhecidos os números atômicos do oxigênio (8), do flúor (9), do sódio (11), do magnésio (12), do potássio (19 e do bromo (35), o material mais eficiente na construção da churrasqueira supracitada é o
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(UEFS) Os microrganismos que formam simbioses radiculares, como os fungos micorrízicos arbusculares, desempenham função ecológica importante nos ecossistemas, especialmente nas florestais em diferentes estádios sucessionais.
A relação que está diretamente envolvida aos organismos descritos, está contida no item:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
O estudo da interação da radiação com a matéria tem diversas implicações práticas. Entre elas está o sensoriamento remoto, que é a obtenção de imagens e outras características de determinada região remotamente. O sensoriamento remoto é utilizado, por exemplo, para analisar áreas de desmatamento florestal. Para tanto, um aparelho, geralmente acoplado a um satélite, emite ondas eletromagnéticas em determinadas frequências e recebe o retorno dessas ondas refletidas por objetos na superfície da Terra, permitindo a análise por meio de softwares.
O gráfico a seguir mostra a refletância em função do comprimento de onda para uma área de vegetação.
Suponha que as ondas sejam refletidas igualmente em todas as direções, independente do seu comprimento, e que a velocidade da luz no ar é 3 · 108m/s.
A frequência de onda que é menos intensamente recebida pelo aparelho de sensoriamento remoto para a vegetação apresentada, na região do infravermelho médio, é, em MHz, mais próxima de
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UECE) Atente para as afirmações abaixo acerca da utilização da mão de obra indígena nos engenhos de açúcar no período colonial brasileiro.
I. Os indígenas aceitaram mais facilmente o trabalho escravo e se acostumaram à vida com seus senhores, ao contrário dos africanos que sempre resistiram.
II. Os jesuítas empreenderam uma intensa campanha contra a escravização dos indígenas, razão pela qual vieram para o Brasil no início da colonização.
III. As dificuldades de escravização dos indígenas e os lucros do tráfico negreiro levaram os portugueses a optar pela mão de obra africana.
Está correto o que se afirma somente em