(UFRGS) O uso de arco e flecha remonta a tempos anteriores à história escrita. Em um arco, a força da corda sobre a flecha é proporcional ao deslocamento x, ilustrado na figura abaixo, a qual representa o arco nas suas formas relaxada I e distendida II.
Uma força horizontal de 200 N aplicada na corda com uma flecha de massa m=40 g provoca um deslocamento x= 0,5 m. Supondo que toda a energia armazenada no arco seja transferida para a flecha, qual a velocidade que a flecha atingiria, em m/s, ao abandonar a corda?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2011 1ª APLICAÇÃO) Há certos usos consagrados na fala, e até mesmo na escrita, que, a depender do estrato social e do nível de escolaridade do falante, são, sem dúvida, previsíveis. Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, na verdade, revelam tendências existentes na língua em seu processo de mudança que não pode ser bloqueadas em nome de um "ideal linguístico" que estaria representado pelas regras da gramática normativa. Usos como ter por haver em construções existenciais (tem muitos livros na estante), o do pronome objeto na posição de sujeito (para mim fazer o trabalho), a não-concordância das passivas com se (aluga-se casas) são indícios da existência, não de uma norma única, mas de uma pluralidade de normas, entendida, mais uma vez, norma como conjunto de hábitos linguísticos, sem implicar juízo de valor.
CALLOU, D. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs).Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
Considerando a reflexão trazida no texto a respeito da multiplicidade do discurso, verifica-se que:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A descoberta da estrutura do DNA foi um grande momento na história da ciência e na busca do segredo da vida; a compreensão dessa estrutura respondeu algumas perguntas importantes sobre a replicação, mutação e evolução humana. Desde 1953, houve outros enormes avanços na compreensão da maneira exata como o DNA se replica, como esta pode funcionar errado e como um número tão pequeno de genes (algo próximo de 30 mil) consegue produzir algo tão complexo quanto um ser humano.
(MOSLEY; LYNGH, 2011, p.109).
A respeito dos novos conhecimentos obtidos a partir dessa importante descoberta científica comentada no texto, pode-se afirmar:
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UFRGS) Em uma aula de Física, foram utilizadas duas esferas metálicas idênticas, X e Y:X está suspensa por um fio isolante na forma de um pêndulo e Y fica sobre um suporte isolante, conforme representado na figura abaixo. As esferas encontram-se inicialmente afastadas, estando X positivamente carregada e Y eletricamente neutra.
Considere a descrição abaixo de dois procedimentos simples para demonstrar possíveis processos de eletrização e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos enunciados, na ordem em que aparecem.
I. A esfera Y é aproximada de X sem que elas se toquem. Nesse caso, verifica-se experimentalmente que a esfera X é _________ pela esfera Y.
II. A esfera Y é aproximada de X sem que elas se toquem. Enquanto mantida nessa posição, faz-se uma ligação da esfera Y com a terra, usando um fio condutor. Ainda nessa posição próxima de X interrompe-se o contato de Y com a terra e, então, afasta-se novamente Y de X. Nesse caso, a esfera Y fica _________.
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UFPB) A Biologia, com os estudos sobre células-tronco, proporciona grandes esperanças aos portadores de traumas com dano tecidual permanente. Resultados recentes, decorrentes da utilização desses tratamentos, mostram que animais com lesões nervosas apresentam sinais de recuperação. Utilizando os conhecimentos de embriologia e histologia, é correto afirmar que os resultados obtidos decorrem da capacidade das células-tronco de - Geografia | 6.5 Indústria
(UEMG) Sobre os principais centros industriais brasileiros e processos de privatizações, assinale a alternativa que contem a soma correta.
01) A Região Sul do Brasil foi a que mais aumentou a sua participação no conjunto da produção industrial brasileira nas últimas décadas.
02) A partir da década de 1990, o Brasil fechou-se às importações, o que fez com que suas indústrias tivessem um grande desenvolvimento e descentralização.
04) A competição entre os estados e entre os municípios brasileiros para a instalação de indústrias e empresas, oferecendo vantagens fiscais (isenção de impostos), terrenos, infraestrutura e mão de obra, foi o que se denominou de guerra fiscal na década de 1990.
08) Nos anos de 1990, antes de serem privatizadas, as empresas estatais que não se mostravam rentáveis, eram saneadas financeiramente. O próprio governo, através do BNDES, assumiu as dívidas das empresas estatais antes de vendê-las.
16) O processo de privatização das indústrias de base, do setor de distribuição de energia e de outros setores que praticamente sempre foram controlados pelo Estado brasileiro, foi fato marcante na década de 1990.