Texto base: Uns dedicam-se, particularmente, ao serviço de Deus; outros garantem pelas armas a defesa do Estado; outros ainda a alimentá-lo e a mantê-lo pelos exercícios da paz. São essas as três ordens ou estados gerais da França. DUBY, Georges. As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo. Trad. Maria Helena Costa Dias. Lisboa: Editorial Estampa, 1982. p. 8.
Enunciado:
- a) Identifique as três ordens às quais se refere o historiador Georges Duby.
- b) Uma das três ordens citadas garante, de acordo com o autor, a defesa do Estado. Explique de que forma isso era feito.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O estudo do equilíbrio das populações utiliza conceitos matemáticos e biológicos. Dentre os biológicos, destaca-se o conceito de predação, relação entre presa e predador, que tende a estabelecer o equilíbrio entre esses indivíduos.
Levando-se em consideração que não há interferência ou alteração dos fatores ambientais, assinale a opção que melhor representa um exemplo típico de predação, como é o caso observado entre populações de lebres e linces.
- Física | 3.2 Dilatação
Certo metal possui um coeficiente de dilatação linear (I) Uma barra fina deste metal, de comprimento L0 sofre uma dilatação para uma dada variação de temperatura . Para uma chapa quadrada fina de lado L0 e para um cubo também de lado L0 desse mesmo metal, se a variação de temperatura for duas vezes a variação de temperatura, o número de vezes que aumentou a variação da área e do volume, da chapa e do cubo, respectivamente, é:
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(UNIFOR) Uma indústria de cimento contrata uma transportadora de caminhões para fazer a entrega de 60 toneladas de cimento por dia em Fortaleza. Devido a problemas operacionais diversos, em certo dia, cada caminhão foi carregado com 500 Kg a menos que o usual, fazendo com que a transportadora nesse dia contratasse mais 4 caminhões para cumprir o contrato. Baseado nos dados acima se pode afirmar que o número de caminhões usado naquele dia foi:
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
TEXTO I
Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.
TZU. S. A arte da guerra. São Paulo: Marlin Claret. 2001.
TEXTO II
O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.
OLIVEIRA. M G.; SANTOS. M. S. Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (adaptado).
As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a) - Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Antigamente, os homens é que ficavam menstruados e isolavam-se num tapirizinho perto da aldeia. Um jovem guerreiro resolveu guardar o sangue que escorria em um potezinho de barro. Passavam ao largo mocinhas para ir ao rio tomar banho, espiando curiosas. Uma delas caçoava, sarcástica: — Bem feito para os homens, têm que ficar fechados, escorrendo sangue, com inveja de nós, que passeamos à vontade... O rapaz ficou tão vermelho de raiva quanto o sangue que juntava no potinho. Pegou o talo de capim, encheu-o de sangue como se fosse uma colher e jogou o sangue no corpo dela. Acertou em cheio, bem no meio das pernas. Nesse dia, as mulheres todas ficaram menstruadas. Agora os homens, é que zombavam delas.
Tupari, E. E. A menstruação dos homens. In: MINDLIN, B. Moqueca de Maridos: mitos eróticos. 2ed.
Rio de Janeiro: Record, Rosa dos Ventos, 1998 (adaptado).
O texto acima, que expressa um mito indígena, trata de forma bastante diferente de se percebem a menstruação de forma bastante diferente. Embora, no mito indígena, a menstruação seja abordada como algo negativo, ela é considerada muito importante pois é: