(UEFS) Para um circuito elétrico incluindo vários percursos fechados, é necessária a aplicação de regras especiais para a sua resolução.
Com base nos conhecimentos sobre Eletrodinâmica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto “A vovó Robô” para responder à questão
A VOVÓ ROBÔ
Todas as quartas-feiras, a avó de Olívia e Érica ia buscá-las na escola.
(...)
A avó delas morava em um apartamento térreo do outro lado da cidade. Descendo do ônibus, Olívia andou de braços dados com sua avó até chegarem à casa, a alguns metros de distância. Érica corria na frente, escondendo-se atrás dos postes e dizendo:
- Vovó, venha me pegar!
- Silêncio! – Olívia sussurrou – A vovó não pode correr.
- Sabe, eu gostaria de correr e subir em árvores – a avó disse. – Mas quando eu tinha a sua idade, Érica, meus ossos e juntas começaram a se comportar mal. Às vezes é difícil até caminhar.
- Se os seus ossos não estão se comportando – disse Érica, franzindo as sobrancelhas -, então você deve dar um descanso para eles.
- Eles tiveram um descanso por um bom tempo – disse ela, sorrindo. – Não me deram problemas durante muitos anos. Mas agora voltaram a se comportar mal... Olívia, você pode abrir a porta para mim, por favor?
Dentro de casa, as meninas tiraram seus sapatos e correram para a cozinha. Olívia encheu a chaleira e Érica subiu em um banquinho para pegar uma lata em que estava escrito “Bolo”.
- Bolinhos! – disse Érica, olhando dentro da lata. – Que delícia!
A porta que separava a sala do jardim estava aberta. O aroma das ervas entrava na casa. A vovó estava sentada lá fora, esperando.
- Chá, bolo... O que está faltando? – ela disse, sorrindo.
Érica correu para fora, segurando um velho pião sonoro. Riscos e desenhos apagados indicavam que o brinquedo havia sido bastante usado.
- É a vez de quem? – perguntou a vovó.
- Minha! – respondeu Olívia, pegando o pião das mãos de Érica e puxando o pino.
As figuras pintadas dançavam em círculos cada vez mais rapidamente, até que se fundiram e transformaram-se em uma única cor cinzenta.
- Está assobiando! – Érica gritou, animada. – Vamos, vovó!
- Estão prontas? – ela perguntou. As garotas acenaram com a cabeça indicando que sim, e a vovó prosseguiu: - Eu tenho um pião que... me leva de volta no tempo – as garotas continuaram.
Todas as quartas-feiras, Olívia e Érica rodavam o pião e sua vovó lhes contava uma história sobre sua infância no Caribe. Elas achavam divertido imaginar sua avó como uma menina travessa correndo atrás das galinhas ou pegando girinos nos rios cercados de bambu. Mas, desta vez, a vovó lhes surpreendeu.
- Eu tenho um pião que... me leva para frente no tempo – ela falou.
Érica e Olívia se olharam e sua avó continuou:
- Ele me leva para o futuro, quando sou uma vovó robô com mãos de aço e braços que fazem um barulhinho quando se movem. Eu consigo andar para sempre e dar pulos tão altos que minhas sobrancelhas alcançam o céu.
- Robôs não têm sobrancelhas – disse Olívia, um pouco incerta.
- Este tem, e ele tem duas corajosas assistentes chamadas Érica e Olívia – disse a vovó.
O pai das garotas foi buscá-las às sete horas.
- A história de hoje foi sobre o que? – ele perguntou no caminho. – Ela contou da vez que pegou um enorme sapo preto? Ou foi sobre a sucuri que caiu na cabeça do vovô?
- Ela era um robô – disse Olívia. – Com braços e pernas super-rápidos.
- Mas isso não é verdade, pois seus dedos doíam tanto hoje que ela teve de pedir à Olívia que abrisse a porta da frente – disse Érica.
(...)
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P. 112-116
Imagine que você está fazendo a brincadeira mostrada neste texto. “ Eu tenho um pião que me leva...”
Complete a frase mostrando se você falará do passado ou do futuro e escreva um texto contando algo que você já viveu ou que ainda irá viver. Se for falar do futuro, vale usar a imaginação como fez a vovó deste texto.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Um objeto luminoso é colocado em frente ao orifício de uma câmara escura como mostra a figura abaixo:
Do lado oposto ao orifício é colocado um espelho plano com sua face espelhada voltada para o anteparo translúcido da câmara e paralela a este, de forma que um observador em A possa visualizar a imagem do objeto estabelecida no anteparo pelo espelho. Nessas condições, a configuração que melhor representa a imagem vista pelo observador através do espelho é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
Foi nessa região conhecida como Crescente Fértil que se desenvolveram as maiores civilizações da Antiguidade. Sendo uma região com a presença de rios e muita fertilidade.
A) Relacione a fertilidade esta fertilidade com a possibilidade de sedentarização na região e o crescimento de civilizações tão importantes como a egípcia, fenícia, suméria dentre outras.
B) Localize o Crescente Fértil em um mapa atual e indique os países que hoje ocupam a região descrita no mapa.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Texto
Agora leia o excerto de um ensaio do físico e naturalista francês Bill François, escrito após uma visita ao Pantanal.
Como o apelido “pintado” sugere, os surubins são peixes com pintas. Eles exibem, em seu couro liso e prateado, elegantes padrões pretos, como pinturas rituais. Com certeza são um dos mais belos peixes de água doce do mundo, venerados por muitos povos ameríndios. As oito espécies de surubim são quase idênticas: mesma forma alongada, mesmas nadadeiras pontudas (...). Os oito primos apresentam uma única diferença significativa: as pintas. Cada espécie tem os próprios padrões. (...)
Em 1952, o matemático Alan Turing, pai da informática, refletia muito sobre o mundo vivo. Ele tentava explicar cientificamente o surgimento dos padrões e das formas que observamos na natureza. (...) Turing imaginou que as células que carregavam os pigmentos das cores na pele dos animais se comportavam como predadores e presas, umas tentando constantemente devorar as outras. (...) Com a cor predadora devorando a cor presa e a cor presa alimentando a cor predadora, se instauraria, como em um ecossistema, um equilíbrio entre as diferentes cores. E estas se espalhariam pela pele do animal segundo padrões (...). Era uma simples suposição. (...) Algumas décadas mais tarde, outra invenção de Turing, a informática, corroborou sua hipótese. Cálculos informáticos simularam o fenômeno imaginado por Turing. Determinavam-se os parâmetros que regiam o sistema: a voracidade dos predadores, a fecundidade das presas, o tamanho da pele do animal. O computador calculava o resultado e apresentava os desenhos obtidos. E… surpresa: dependendo dos parâmetros, o computador desenhava manchas, listras, pintas etc. Do fundo de seu rio pantanoso, o surubim teria rido do trabalho de todos aqueles pesquisadores (...).
A teoria de Turing funcionava perfeitamente nas telas dos computadores. Mas ela continuava muito teórica. (...). Foi preciso aguardar o início dos anos 2020 para que o surubim finalmente decidisse acabar com esse suspense. Nas bacias remotas da Amazônia, surubins de espécies até então desconhecidas se deixaram capturar e estudar. E os cientistas notaram que a família dos surubins apresentava, sozinha, toda a gama de padrões básicos do mundo vivo. O modelo informático de Turing permitiu reproduzir à perfeição os desenhos de todos os surubins, e passar do padrão de uma espécie para o de outra através da variação dos parâmetros do modelo (...). E mais: atribuindo aos parâmetros valores intermediários, entre os que correspondiam a duas espécies diferentes, o modelo apresentava padrões estranhos… e esses padrões correspondiam exatamente aos do surubim híbrido nascido da união das duas espécies!
(...)Turing, infelizmente, nunca viu a comprovação de sua teoria. Ele teve a infelicidade de ser homossexual numa época em que a lei britânica proibia a homossexualidade. (...) Ele foi condenado a uma violenta castração química, que o enlouqueceu e acabou por matá-lo em 1954. À sua maneira, o surubim também honra com seus desenhos esse gênio de destino trágico.
(FRANÇOIS, B. A origem da beleza. Quatro cinco um, ano 7, n. 65, p. 26-27, jan. 2023.)
Assinale a alternativa que explica a relação que o autor constrói entre o surubim e o modelo de Turing.
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
A troposfera, que é a primeira camada da atmosfera, estende-se do nível do mar até a altitude de 40.000 pés; nela, a temperatura diminui 2ºC a cada aumento de 1.000 pés na altitude.
Sabendo que para um ponto A, situado ao nível do mar, a temperatura é de 25ºC, CALCULE:
a) A altitude, acima do ponto A, cuja temperatura é de 0ºC.
b) A temperatura a 1000 pés acima desse mesmo ponto A.