(ESPCEX) Um aluno irá montar um circuito elétrico com duas lâmpadas incandescentes, L1 e L2, de resistências elétricas constantes, que têm as seguintes especificações técnicas fornecidas pelo fabricante, impressas nas lâmpadas:
L1 : 30 V e 60 W;
L2 : 30 V e 30 W.
Além das duas lâmpadas, ele também usará um gerador ideal de tensão elétrica contínua de 60 V, um resistor ôhmico de 30 Ω e fios condutores elétricos ideais. Utilizando todo material acima descrito, a configuração da montagem do circuito elétrico, para que as lâmpadas funcionem corretamente com os valores especificados pelo fabricante das lâmpadas será
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs)
Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.
Considerando-se as informações expressas na ilustração e os conhecimentos a respeito do fluxo de informação genética, contextualizando no Dogma Central da Biologia Molecular, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) No modelo A, a informação de uma sequência de ácido nucleico, uma vez transformada em proteína, pode retornar para o ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a especificidade de uma porção de ácido nucleico é expressa sempre pela sequência de seus pares de bases e, por sua vez, estas contêm o código necessário para gerar outro ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a transferência de informação de ácido nucleico para outro ácido nucleico e deste para proteína pode ser possível, mas de proteína para proteína ou desta para o ácido nucleico seria impossível.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
PICASSO, P. Guitar, Sheet Music, and Glass, Fall. Papel colado, guache e carvão, 48 x 36,5 cm.McNay Art Museum, San Antonio, Texas, 1912.
FOSTER, H. et al. Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova York: Thames & Hudson, 2004.Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
A caxumba é uma doença viral que acomete as glândulas salivares parótidas, mas, em alguns homens, a infecção alcança os testículos e epidídimo, promovendo distúrbios na função destas estruturas, podendo resultar na esterilidade. Os elementos em destaque no enunciado são responsáveis, respectivamente, pelas seguintes funções:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: 0 Leia o fragmento do relato de viagem. Viajando sem dinheiro e de carona ao fim do mundo o fim do mundo — Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, localizada na Argentina — sem nenhum centavo no bolso [...] [...] o Brian, meu amigo, alugou o apartamento dele para dois caras de Passo Fundo, uma pequena cidade no Rio Grande do Sul, e pra nossa sorte (e pressa!), os caras estavam voltando naquela mesma semana de carro e poderiam ser nossa primeira carona. Ainda não tínhamos nada pronto, mas não dava pra perder a oportunidade: seriam quase 600 km de viagem que teríamos que fazer entre muitos caminhões e dificuldades na estrada. Foi um corre-corre: — Prima, me empresta teu colete? — Alguém no Facebook tem roupas de neve pra emprestar? — Brian, fuce no armário da tua irmã pra ver se acha uns agasalhos! — Precisamos comprar meias! — Precisamos de uma barraca! — Mãe, consegue enviar pra Curitiba aquele meu tênis de trekking que tá por aí? — Precisamos imprimir os cartões! — Méldéls, já é amanhã, precisamos ir!!! E fomos. Conseguimos quase tudo emprestado, só faltou barraca e isolante térmico [...] GOMES, Patricia Schussel. Viajando de carona e sem dinheiro ao fim do mundo.
Disponível em: <www.dicasdeviagem.com/viajando-de-carona-sem-dinheiro-fim-do-mundo/>.
Acesso em: 13 fev. 2018. Adaptado
Enunciado:
Na intenção de deixar seu relato de viagem mais interessante, a autora utiliza uma técnica narrativa que é a de
- Química | 2.8 Radioatividade
(ESPCEX) O radioisótopo cobalto-60 é muito utilizado na esterilização de alimentos, no processo a frio. Seus derivados são empregados na confecção de esmaltes, materiais cerâmicos, catalisadores na indústria petrolífera nos processos de hidrodessulfuração e reforma catalítica. Sabe-se que este radioisótopo possui uma meia-vida de 5,3 anos.
Considerando os anos com o mesmo número de dias e uma amostra inicial de 100g de cobalto-60, após um período de 21,2 anos, a massa restante desse radioisótopo será de: