Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
Origen de los días de la semana
En la antigüedad los hombres medían el tiempo fijándose en las fases de la Luna. La Luna tarda 29 días y medio en realizar un ciclo completo (Luna nueva, creciente, llena, menguante y otra vez nueva) así que más o menos tarda 7 días en cada fase (en realidad tarda 29.5/4=7.375 días). Por otro lado también en la antigüedad se conocían el Sol, la Luna y los planetas Mercurio, Venus, Marte, Júpiter y Saturno. Los demás planetas se descubrieron más tarde. Así que llamaron a cada uno de esos 7 días con un nombre de los astros conocidos.
Día de la semana
Astro
Lunes
Luna
Martes
Marte
Miércoles
Mercurio
Jueves
Júpiter
Viernes
Venus
Sábado
Saturno
Domingo
Sol*
• En español, Domingo viene deDiem dominicum o día del señor en latín. En otros idiomas el Domingo está dedicado al Sol, (en inglés Sunday, día del Sol).
Disponible en: http://goo.gl/shXU86. Acceso el: 25 mar. 2015.
Enunciado:
Escribe seis frases relacionando los planetas a los días de la semana, como en el ejemplo.
Ejemplo: Domingo es el séptimo día de la semana, al principio estaba dedicado al sol.
A) ___________________________________________________________________________________________
B) ___________________________________________________________________________________________
C) ___________________________________________________________________________________________
D) ___________________________________________________________________________________________
E) ___________________________________________________________________________________________
F) ___________________________________________________________________________________________
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.
TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado?
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNIT) A evo-devo (Biologia da evolução e do desenvolvimento) revelou que a evolução de fato se repete na criação de estruturas e padrões, assim como de genes individuais. Se é sempre escolhido o caminho mais provável, por meio das estruturas e dos genes existentes, então diferentes espécies poderão seguir vias adaptativas semelhantes ao serem confrontadas com as mesmas pressões seletivas. (CARROLL,2006, p. 255).
O processo evolutivo que está diretamente envolvido ao que foi mencionado no texto é a
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(PUC) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Luiz Gama (1830-1882) foi um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XIX, o único autodidata e também o único a ter sofrido a escravidão antes de integrar a república das Letras, universo reservado aos brancos. Em São Paulo, em 1859, lançou a primeira edição de seu único livro – Primeiras trovas burlescas de Getulino –, uma coletânea de poemas satíricos e líricos até bem pouco rara. Pela primeira vez na literatura brasileira, um negro ousara denunciar os paradoxos políticos, éticos e morais da sociedade imperial. (...) Jamais frequentou escolas, pois, como afirmara, “a inteligência repele os diplomas, como Deus repele a escravidão”. Luiz Gama converteu-se no incansável e douto “advogado dos escravos”. O poeta então se eclipsa, cedendo lugar ao abolicionista e militante republicano.
FERREIRA, Lígia Fonseca. “Luiz Gama por Luiz Gama: carta a Lúcio de Mendonça”.Revista Teresa de Literatura Brasileira (8/9). São Paulo: Editora 34/Universidade de São Paulo, 2008, p. 301.
Em relação à proposição “Deus repele a escravidão”, sabe-se que os jesuítas
- Química
A destilação fracionada é um processo de separação no qual se utiliza uma coluna de fracionamento, separando-se diversos componentes de uma mistura homogênea, que apresentam diferentes pontos de ebulição. Nesse processo, a mistura é aquecida e os componentes com menor ponto de ebulição são separados primeiramente pelo topo da coluna. Tal procedimento é muito utilizado para a separação dos hidrocarbonetos presentes no petróleo bruto, como está representado na figura abaixo.
Assim, ao se realizar o fracionamento de uma amostra de petróleo bruto os produtos recolhidos em I, II, III e IV são, respectivamente,