(UDESC) A decomposição de material orgânico em meio anaeróbio resulta na produção natural de gás metano, CH4, e dióxido de carbono, CO2, como mostra a equação 1. A queima de combustíveis fósseis, como o gás butano, resulta na formação de dióxido de carbono, CO2 e água, H2O, como mostra a equação 2.
Equação 1 :
Equação 2 :
Analisando as duas equações acima, em relação ao efeito estufa e ao aquecimento global, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
(Espcex (Aman)) Segundo Melhem Adas (2004), com a venda de produtos a preços mais baixos que o custo de produção, a União Europeia foi uma das responsáveis pela regressão da agricultura de produtos alimentares básicos da África Subsaariana, conduzindo esses países a uma situação crítica de insegurança alimentar ou de dependência de importação.
A essa prática econômica chamamos especificamente de:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração(ESPM) Em 1720, a Coroa portuguesa decidiu proibir definitivamente a circulação de ouro em pó, instalando a Casa de Fundição em Vila Rica, onde todo o metal extraído das minas deveria ser transformado em barras para depois ser transportado ao litoral. A medida pretendia acabar com o contrabando e incrementar a arrecadação de impostos, prejudicando os interesses dos proprietários de lavras auríferas, comerciantes e profissionais liberais que recebiam ouro em pó pelos seus serviços, além dos tropeiros que escoavam a produção. As novas diretrizes foram intensamente discutidas nos bares, nas tavernas, e críticas ferozes eram lançadas, nas rodas de conversa, contra a administração local. Uma revolta se levantaria contra as medidas de controle da Coroa.(Fábio Pestana Ramos e Marcus Vinicius de Morais. Eles formaram o Brasil)A revolta ocorrida contra as medidas de controle da Coroa portuguesa foi:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Juzgue los próximos ítems, con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior.
Tomar notas es una excelente forma que te ayuda a
identificar los conceptos más importantes vistos en clase.
Aunque te consideres con una buena memoria
sencillamente não vas a conseguir recordar todo lo que el
[5] Prof. Explicó. Mantener un registro permanente donde
puedas consultar más tarde puede ser indispensável a la
hora de escrever un ensayo o de hacer una tarea e incluso en
O momento de fazer o exame da matéria.
Las explicaciones en clase de literatura ofrecen una
[10] Base de información importante acerca de los contenidos
estudiados que incluyen términos literarios, detalles sobre
el estilo del autor en la relación temática entre los trabajos
y las citaciones importantes. El contenido de la explicación
del profesor, de alguna forma, aparecerá en pruebas y en
[15] Los trabajos solicitados de manera menos esperada por los
estudiantes. Esto demuestra la gran importancia que existe
en tomar notas durante la clase.
Internet: (con adaptaciones).
Lo que el profesor enseña en clase, de cierta manera, puede aparecer en las evaluaciones.
- Literatura | 5.2 Modernismo
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Linhas tortas
Há uma literatura antipática e insincera que só usa expressões coIrretas, só se ocupa de coisas agradáveis, não se molha em dias de inverno e por isso ignora que há pessoas que não podem comprar capas de borracha. Quando a chuva aparece, essa literatura fica em casa, bem aquecida, com as portas fechadas. [...] Acha que tudo está direito, que o Brasil é um mundo e que somos felizes. [...] Ora, não é verdade que tudo vá tão bem [...]. Nos algodoais e nos canaviais do Nordeste, nas plantações de cacau e de café, nas cidadezinhas decadentes do interior, nas fábricas, nas casas de cômodos, nos prostíbulos, há milhões de criaturas que andam aperreadas.
[...]
Os escritores atuais foram estudar o subúrbio, a fábrica, o engenho, a prisão da roça, o colégio do professor mambembe.
Para isso resignaram-se a abandonar o asfalto e o café, [...] tiveram a coragem de falar errado como toda gente, sem dicionário, sem gramáticas, sem manual de retórica. Ouviram gritos, palavrões e meteram tudo nos livros que escreveram.
RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. 8.ª ed. São Paulo: Record, 1980, p. 92/3.
O ponto de vista defendido por Graciliano Ramos
- Física | F. Circuitos Elétricos
(BAHIANA)
Considere-se o misturador alimentado por uma fonte de tensão contínua. Com base nos conhecimentos de eletricidade, é correto afirmar: